Product Hero #50 - Pri Chagas
"A gente não pode se apegar a frameworks pra entregar resultado"
👋 E ai! Esse é mais um post da Brilliant Basics, a sua newsletter sobre tópicos de produto sem filtros. Toda semana tem conteúdo novo para fomentar as mentes pensantes a criarem produtos melhores.
Product Hero é a série onde bato um papo com heróis e heroínas que ajudam a criar produtos no Brasil e no mundo. Comecei em 2016 e de lá pra cá já foram 50 entrevistas!
As últimas entrevistas foram com:
E a lista com todas entrevistas está aqui.
Pri Chagas
Pri tem cerca de 20 anos de carreira em tech, passando em diversas indústrias como varejo, telecom, bancos e seguradoras.
Liderando projetos e equipes em empresas como Magazine Luiza, IG, Banco Itaú e IBM, passou os últimos 6 anos me dedicando à gestão de produtos, trabalhando desde a geração de produtos de incentivo e CRM até a criação de áreas de produto e portfólio de produtos para clientes da Bain. Além disso, já treinou muitos profissionais sobre criação de produtos e também a estabelecer trilhas de carreira em empresas como PagSeguro e PicPay.
Se quiser conhecer mais sobre a Pri, acesse o linkedin dela aqui.
1. Como você virou um Product Manager?
Sempre tive a inclinação para ser um gerente de produtos (PM). Apesar de conceitos como experimentação e hipóteses terem se tornado parte do meu cotidiano apenas nos últimos seis anos, desde o início da minha carreira em 2003, sempre busquei resolver problemas do cliente e do negócio. Oficialmente, assumi o papel de PM em 2017, quando comecei a gerenciar um produto de troca de pontos.
2. Como você explica seu trabalho para pessoas normais (como avós, amigos…)
Quando eu era PM, eu dizia que o meu trabalho se resumia a fazer os aplicativos que as pessoas usam no dia a dia. Itaú, iFood, etc. Hoje eu explico para os meus amigos que meu trabalho é gerar mudanças significativas nas empresas, ajudar as pessoas a resolver os problemas organizacionais.
3. Gerenciamento de produtos em um xtweet:
"Gerenciamento é mobilizar e inspirar as pessoas em torno de um resultado."
4. Na sua opinião, qual é a principal habilidade de uma pessoa de produto?
Eu tive uma líder que me dizia que a nossa habilidade como pessoas de produtos era fazer a roda girar. E o que é fazer a roda girar? É ganhar a confiança e o buy-in das pessoas para que elas comprem a nossa ideia e nos ajudem a mobilizar as pessoas para que o problema seja resolvido. E isso só é feito através de uma boa comunicação.
5. Qual é sua rotina como pessoa de produto (Head, GPM, Product Manager…)?
E minha rotina é não ter rotina, rs. A vida de consultor é estar cada hora com um problema diferente com complexidades e contextos completamente diferentes.
Por não ter rotina definida, preciso ter um planejamento bem feito para que todas as tarefas “caibam no prato”. Então, reviso minha agenda com 2 semanas de antecedência para entender reuniões importantes que eu possa ter e potenciais entregáveis, depois com 1 semana de antecedência para revisitar os blocos de tempo de reuniões e de tempo de foco e compromissos pessoais, e durante a semana faço possíveis ajustes dadas as mudanças que surgem a todo momento.
6. Quais ferramentas você utiliza para facilitar seu dia?
Alexa, Google Keep, e amo meu Apple Watch para consultar a agenda e próximos passos. (Um de cada fabricante… rsrsrs)
7. Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts…)
Na comunidade. Vejo as perguntas das pessoas e me interesso por entender o contexto e respondê-las de alguma forma. Também me inspiro muito em como as pessoas respondem as dúvidas da galera.
8. Qual conteúdo mais recente que você leu/ouviu que vale a pena compartilhar com a galera?
Esse artigo sobre Pricing, achei bacana:
9. Qual seu tipo de Product Manager?
O tipo pragmático. Acredito que benchmarks, ferramentas, comunidade, tudo está aí pra nos ajudar, mas a gente não pode se apegar a isso pra entregar resultado. No fim do dia, é sobre mudar o mundo de algum jeito, é sobre mudar a vida de uma pessoa que está tendo algum problema e que está me pagando pra isso. Do que posso lançar mão? Como posso ajudar? É assim que penso.
10. Qual foi sua maior falha? E o que você aprendeu com ela?
A minha maior falha foi abrir mão da minha vida pessoal em prol do trabalho. Eu já fiz isso mais de uma vez e os resultados nunca são bons, porque eu deixo de cuidar de mim para trabalhar e o meu resultado cai absurdamente.
Tá gostando da entrevista? Não esquece de assinar viu?
11. Qual foi a gambiarra mais maneira que já fez? Que ferramentas usou?
Quando alguém fala em gambiarra, eu já penso naquelas casas meio tortas, cheia de gato ou aquele meme em que consertaram o chevette com cimento, sabe? Gambiarra pra mim acaba sendo uma solução de alto risco e que vai - com certeza - dar problema depois.
Mas se falarmos em “gambiarra” no âmbito de soluções criativas, aí sim, falamos da vida do Product Manager :) Eu recebi uma missão em um trabalho anterior, onde eu precisava reduzir o tempo de negociação de contrato de taxa, senão o cliente ia embora. Todo o processo de automatização era bem lento segundo as previsões e precisávamos fazer algo. O que fizemos foi pegar uma parte do processo (que era a redação de um contrato, por advogado e tal) e padronizar numa ferramenta dessas de assinatura automática. Nosso processo reduziu o tempo já pela metade.
Uma outra, foi a adesão de campanha, gostaríamos de fazer essa adesão de forma automática mas não era possível nem viável. Com isso, pegamos a famosa planilha excel e ligamos cliente a cliente pra pegar a adesão. Depois, subimos estes clientes na base de forma manual pra fazer valer a campanha de forma sistêmica. Deu tão certo que depois automatizamos a campanha que ficou no ar um tempão!
12. Qual é o seu super herói favorito?
Sherlock Holmes conta? Eu gosto muito dos heróis que fazem mind games.
13. Além de gerenciamento de produto, qual seu super poder?
Engajar as pessoas.
14. Fale alguma curiosidade que gostaria de compartilhar sobre você:
Eu sou uma capricorniana típica: Ranzinza, Faz contas pra tudo, parece jovem mas é velha… Caseira, gosta de conforto e comida. Amo meu marido e cachorro, mas também amo roupa nova. (risos)
15. Suas dicas para quem quer ser Product Manager
Seja curioso(a). Tente entender qual é o seu “quadrado”, mas também entender o que rola fora dele, principalmente as relações entre as pessoas. Falamos muito de métricas e de performance, mas esquecemos sempre que uma empresa é uma pequena sociedade, com papéis e hierarquias de poder bem definidas. Apesar disso, entenda de métricas e das dores do seu cliente profundamente. Pra mim, isso é 70% do caminho andado.
16. Um produto/serviço que você é fã e não vive sem
Hoje eu não viveria sem a Alexa. Quando acaba a luz eu já sinto falta! Quando viajo então… Acho incrível a quantidade de coisas que ela é capaz, mal vejo a hora de ela fazer ainda mais coisas!
17. Suas considerações finais
Apesar de todo o glamour sobre o papel de PM e a carreira em tecnologia, eu sou uma mulher que já foi uma garota vinda da periferia. Chegando aqui na cidade grande, foi preciso coragem pra enfrentar. Minha dica para aquelas que estão chegando agora:
Sejam corajosas e não se cansem de aprender nunca! Até aquilo que parece que não faz sentido, um dia fará.
Obrigado, e até a próxima :)
Ah! Além dos conteúdos extras e materiais exclusivos, assinante da versão paga tem:
Agenda mensal comigo pra gente falar sobre produto, liderança e tal
Sorteio de livros e assinaturas de newsletters toda semana
Ingressos gratuitos para eventos da Product Arena