Product Hero #44 - Ana Luiza Rovielo
"Tô sempre provocando (e sendo provocada) sobre melhores formas de fazer (mais rápido, mais barato, mais sustentável)"
E ai! Esse é mais um post da Brilliant Basics, a sua newsletter sobre tópicos de produto sem filtros. Já somos mais de 2.000 cadastrados aqui e no LinkedIn. Se você ainda não assinou, tá na hora né?
Já assinou? Que tal recomendar pra galera? 😍
Product Hero é a série onde bato um papo com heróis e heroínas que ajudam a criar produtos no Brasil e no mundo. Comecei em 2016 e de lá pra cá já foram quase 50 entrevistas.
As últimas 3 entrevistas foram com:
E agora, tá na hora de apresentar mais uma Hero. Com vocês…
Ana Luiza Rovielo
Ana é de Mococa, interior de SP. Se formou em Engenharia Ambiental na UNESP e durante o período foi escolhida pela UNESP para ser a representante da faculdade no Congresso Latino Americano de Pesquisadores.
Como a maioria das pessoas engenheiras, foi rapidamente “abduzida” pelo mercado financeiro e iniciou sua carreira no Itaú, passando por áreas de planejamento estratégico, expansão internacional e produtos de crédito nos canais digitais.
Depois assumiu um desafio gigante tocando a plataforma Limpa Nome, na Serasa. Algum tempo depois querendo entender melhor os desafios de uma early stage, migrou para a Lemon, uma startup de energia verde com foco em geração distribuída, que certamente será um case de empresa decacornio brasileira (já viu o “Abrindo a Cozinha: como a Lemon cria produtos? Clica ai para saber mais da estrutura, cerimônias e processos). E como o "bom filho a casa torna”, voltou para a Serasa, agora como Head de Produto, para tocar a frente de novos mercados e produtos para SMBs.
Bora para as perguntas?
Como você virou um Product Manager?
Acredito que uma certa paixão pela multidisciplinariedade sempre esteve presente no meu dia a dia, na profissão que escolhi seguir, talvez já uma semente desse espírito da disciplina de produto.
Trabalhando com planejamento estratégico, era vital que eu tivesse um entendimento profundo do ciclo de vida, rentabilização, métricas chave dos produtos. Mais tarde, estar em contato com os desafios de posicionar uma marca líder em mercados tão diferentes como Paraguai, Uruguai, Argentina, Colômbia, ampliou meu olhar para visão estratégica de uma maneira bastante profunda. Além de ser essencial entender contextos, entendi a importância de estabelecer uma conexão do curto prazo com a visão de futuro para dar senso de propósito ao que estava sendo priorizado.
Refletindo sobre os próximos passos da minha carreira, recebi o desafio de um mentor e amigo, o Gui Seabra, de conhecer e estudar sobre a carreira de Product Management, que estava começando a ganhar as empresas mais hypadas do momento. Foi um click, a conexão de tudo o que eu curtia fazer.
Mesmo já estando em uma cadeira de produto, sentia que meu contexto ainda não me permitia aplicar plenamente todo aquele arsenal de ferramentas, frames, rotinas que eu via nos cases de outras empresas.
Chamei um cara referência na área pra trocar figurinha, e para ele talvez fosse só uma óbvia constatação, para mim veio como um desafio de aceitar o novo. Sem imaginar o impacto que teria na minha carreira e na minha vida, brinco que um café e uma frase do Arthur Castro, ajustaram minha jornada para a que tenho trilhado até hoje, super realizada.
Como você explica seu trabalho para pessoas normais (como avós, amigos…)
Esta é a resposta que mais gosto de ouvir dos PMs. Depois de várias tentativas (grande parte das vezes sem efetividade), tento trazer para a prática:
“Fala um produto que você usa bastante, Qqr um, pode ser uma roupa, um aplicativo, uma comida.. Este produto, como você conheceu ele? Ele chega até você como você gostaria? O preço dele, é compatível com o que você pagaria pelo valor que vê nele? Tem coisas nele que não te fariam trocar pela outra marca? Quando usa, sente que é entregue com qualidade para você?…
Provavelmente a execução de tantas frentes (produção, logística, embalagem..) não foi feito por uma única pessoa, mas para garantir que todos esse fatores te façam continuar comprando esse produto, existe o papel de um time de produto que planeja, projeta, garante a entrega e a estratégia por trás desse produto..
Gerenciamento de produtos em um tweet:
Planejar, comunicar com clareza a visão e inspirar à ação, estabelecendo relações de autonomia, senso de dono e comprometimento.
Na sua opinião, qual é a principal habilidade de uma pessoa de produto?
Articulação! Exercitar esta habilidade parece simples, mas exige um grande trabalho “invisível”. Exige estabelecer uma escuta ativa com seus stakeholders para entender a melhor forma de mobilizá-los, trabalhar a leitura de cenários para entender como as prioridades se conectam. Por fim, exige que você também busque clareza da visão e propósito, que acaba atuando como um argumento infalível para conectar e mobilizar as pessoas.
Tá gostando da entrevista? Não esquece de apertar no coraçãozinho ali então ♥️
Qual é sua rotina como pessoa de produto (Head, GPM, Product Manager…)?
Rotinas e rituais são extremamente particulares do contexto de organização, maturidade, produto. De todas as vivências que tive contato, vejo que independente do ritual, é extremamente importante estabelecer uma rotina que permita :
Criar um momento (semanal, quinzenal) além do tático/operacional (como é a Daily, por exemplo), que seja focado em acompanhar KPIs, refletir com stakeholders sobre highlights/lowlights e itens para ação;
Construir uma comunicação assíncrona efetiva (este é um grande desafio, mas para mim, game changer!);
Implementar uma agenda de conexão com cliente, de forma frequente e estruturada
Qual o momento do produto que você gerencia?
O momento atual é bem voltado a encontrar oportunidades em novos mercados e produtos, ou seja, tem discovery (mas não de vários meses, por favor), MUITO teste rápido e barato para validar teses!
Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts…)
Sou super adepta de newsletters e podcasts. Alguns que recomendo:
Newsletters:
Brilliant Basics (claro né?)
Podcasts:
Qual conteúdo mais recente que vc leu/ouviu que vale a pena compartilhar com a galera?
Um podcast que tenho ouvido é o Masters of Scale, os episódios são rápidos e com cases diversos e práticos. Super recomendo!
Qual seu tipo de Product Manager?
Por ter nascido em uma carreira de negócio, tendo sempre a aliar visão de produto, contexto de negócio e entender da arquitetura/ execução o suficiente para tentar provocar (e ser provocada) sobre melhores formas de fazer (mais rápido, mais barato, mais sustentável).
Outro aspecto que diz muito sobre meu “tipo de PM” é que levo muito a sério a parceria com design (além de engenharia, claro). Minha última passagem na Lemon, consolidou o quanto essa relação eleva o nível das entregas, saindo do “desenhar telas” para de fato co-construir os pilares da visão e soluções juntos.
Qual foi sua maior falha? E o que vc aprendeu com ela?
Hoje entendo que uma grande falha que tive no lançamento de um produto se deu principalmente por não ter investido tempo de qualidade no entendimento do “porque” estávamos desenvolvendo aquela solução. Investimos tempo e esforço em uma solução que já estava bem “madura” na cabeça das lideranças e a ânsia de “entregar rápido” nos levou a não investir em validar o real valor com clientes.
Resultado: retrabalho, mais tempo, mais custo e frustração 🤷🏻♀️
Qual foi a gambiarra mais maneira que já fez? Quais ferramentas usou?
Antes de mais nada, sou fã e adoro conhecer cases de gambiarras do bem!
Uma das mais divertidas que fizemos foi no intuito de validar a experiência de um bot de suporte que queríamos desenvolver.
Na gambiarra, nosso “robô” era uma pessoa do nosso time dedicada para interagir com as pessoas que clicavam na interface apenas com respostas pré formatadas como se fosse um bot. No período de teste, todos os dias revisamos as respostas, incluindo novas e criamos nosso próprio processo de “human-machine learning”, além de entender melhor quais os temas seriam mais relevantes para nossos usuários.
Qual é seu super herói favorito?
Todos os Guardiões da Galáxia!
Além do gerenciamento de produtos, qual é seu super poder?
Ser mãe é o maior!💚 Além dele, a articulação.
Suas considerações finais
Antes de mais nada agradecer não apenas o convite mas pelo trabalho que vocês fazem em fortalecer a comunidade de produto! Um ativo imenso!
Valeu demais pela participação Ana! Quem diria que um simples cafézinho ia impactar tanto na sua carreira. Sucesso sempre!
Ah, e se quiser trocar mais ideias com a Ana Luiza, manda msg para ela no Linkedin.
MAS… PERA PERA QUE NÃO ACABOU.
Ainda tem mais perguntas e respostas com a Ana. Quer saber como a Ana Luiza:
✔️ organiza a semana
✔️ Quais ferramentas usa
✔️ Quais produtos ela não vive sem
e mais algumas coisinhas? Faça o upgrade e por menos de R$10,00 e vc tem acesso a muito conteúdo extra, além de um cafézinho mensal 1:1 comigo para falarmos sobre os desafios de gerenciamento de produto, acesso antecipado a cursos e eventos e muito mais!
Para assinantes:
Como vc organiza sua semana?
Uma das coisas que tem contribuído bastante para que eu possa…
Mais uma coisinha…
Espero que você tenha curtido o conteúdo e formato desse post! Se curtiu, que tal compartilhar esse post com outras pessoas? Assim mais pessoas podem ler e encontrar insights para o dia a dia
Se você curtiu, aperta ali no coraçãozinho? 😍
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Brilliant Basics para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.