mobilinks #99 - Airbnb e o papel dos PMs, dicas para quem tá virando GPM, trade-offs na era da A.I. e muito mais...
Chegou mais uma edição do seu compilado de notícias do mundo de produto 🤓
E ai! Esse é mais um post da Brilliant Basics, a newsletter sobre tópicos de produto sem filtros, onde semanalmente compartilho um pouco minhas experiências construindo produtos há +10 anos. Já somos quase 2.000 assinantes aqui e no LinkedIn. Se você ainda não assinou, tá na hora né?
E temos novidade! Quem assinar a versão paga essa semana, ganha também um mês grátis da newsletter do Lenny ou da ProducTea With Leah, você escolhe! 🤑
No mobilinks dessa semana, temos:
E se quiser ver as outras edições do mobilinks, clica aqui
56º turma do Curso de Product Manager da Product Arena
8 e 9 de Julho, presencial, em São Paulo.
Será a última nesse formato com Arthur e Horácio. Estamos no último lote, restam 6 vagas.
Quem é assinante tem 15% de desconto (já aplicado no botão abaixo)
Dica de Vídeo
Em tempos onde a discussão é o que faz ou o que não faz uma pessoa PM, recomendo assistir esse vídeo do Luke W que tem menos de 3min e diz muito:
For product teams, there's no substitute for spending time with customers. - Luke W.
Airbnb e a polêmica da função dos PMs
No dia 21/06, a conferência do Figma causou um alvoroço na “Produtosfera”. No painel Leading through uncertainty (Você pode ver a palestra inteira aqui) o CEO do Airbnb, Brian Chesky falou do movimento que estava fazendo, um “merge” entre o papel da pessoa de produto e product marketing.
Uma simples frase foi o suficiente pra gerar um monte de aplausos de designers presentes no evento e começar as diversas teorias e títulos sensacionalistas em busca de cliques e likes de que “O Airbnb está eliminando a cadeira de PM". Quando percebeu o alvoroço, o próprio Chesky tentou explicar melhor:
“Let’s be careful. Hold on.
We have product marketers. We combined product management with product marketing and we said you can’t develop products unless you know how to talk about the products. We made the team much smaller and we elevated design.”
No twitter ele também comentou:
Eu deixei minha opinião nesse post no linkedin, e vou reforçar aqui:
O Airbnb não está “eliminando” a cadeira do PM.
De forma geral, o movimento que o Airbnb tá fazendo é algo da “essência” da disciplina de gerenciamento de produtos, que foi se transformando por conta dos dinheiros infinitos (de uma maneira que sempre fui meio contra) com o passar dos tempos.
E isso gerou o discurso de muitas pessoas PMs de: “tem que esperar o PD fazer o discovery”, “preciso de alguém pra analisar os dados” ou “tá pronto agora a equipe de marketing precisa ver como vai lançar”, até pq né, tinha dinheiro grátis e precisava de gente pra tocar trocentas iniciativas pra justificar mais uma rodada de investimento das empresas. Já vi muito gente que se diz “sênior” não sabendo fazer uma análise de impacto ou não sabia quanto custava o time…
E aí no meio disso essa galera “sênior” sai atrás de um “midas”, pra “aprender todos os segredos” e se apegar a alguma teoria pra justificar pq ela só tem que fazer aquela coisa e todas as outras não. E nessa mesma onda, surge os “espertinhos” pra vender o sonho de “vou te ensinar a ganhar 11k” “me segue aqui que vou te ensinar a ser referência do mercado” e vários outros click bait.
O mercado tá uma loucura, toma cuidado com o tipo de conteúdo que vc consome e de quem consome.
Trade-offs na era da A.I.
A
que escreve a AI Product Newsletter fez um artigo bem interessante sobre possíveis trade-offs que PMs podem passar na era da A.I. Listei alguns abaixo, mas para ver a lista completa, com exemplos e tudo mais, clica aqui:Acurácia vs. Velocidade
Complexidade vs. Simplicidade
Qualidade dos dados vs. Quantidade de dados
Generalização vs. Especificidade
Dicas para quem tá virando GPM
Nitin Julka é Senior Director of Product no LinkedIn e listou diversas dicas para quem tá virando GPM (Group Product Manager) pela primeira vez.
Tem dicas de como estruturar a agenda e os times, como puxar conversas sobre performance e carreira, tipos de cerimônias, alinhamentos e muito mais. Vale muito a leitura
Bumble testando um app separado para o “match” de amigos
Entre 2014 - 2016, rolou um movimento forte das empresas de tech separando seus apps, alguns exemplos foram o Foursquare com o Swarm e o Facebook separando o Messenger.
E o tópico volta a tona agora com o Bumble testando um app separado para o “match de amizades". O que era uma função do app, desde 2016, agora tá sendo testado como um app separado. De acordo com o Bumble, cerca de 15% dos usuários ativos no mês (MAU), usam o "Bumble For Friends”, e essa separação é em uma tentativa de “desassociar”, porque o BFF é voltado para pessoas “que procuram encontrar amigos sem estar em um aplicativo de namoro”.
Principalmente nos dias de hoje, separar e fazer as pessoas baixarem mais um app não me parece algo tão comum. Mas, de acordo com os comentários da galera do Bumble, parece que isso é um movimento importante em termos de retenção e novos usuários. Veremos as cenas dos próximos capítulos 👀
Por hoje é só!
Muito obrigado, e até a próxima edição da Brilliant Basics!
Mais uma coisinha…
Espero que você tenha curtido o conteúdo e formato desse post! Se curtiu, que tal:
1) Compartilhar esse post com outras pessoas? Assim mais pessoas podem ler e encontrar insights para o dia a dia
2) Se você curtiu, aperta ali no coraçãozinho? 😍
3) Me fala o que achou desse post? Seu feedback me ajuda a deixar a newsletter ainda melhor
4) Quem é assinante tem acesso a cases reais do mercado brasileiro, materiais, templates, mentoria mensal e muito mais!