Product Hero #24 — Juliana Carvalho
"Vira e mexe estamos cometendo falhas. E aprender com elas é o ponto mais importante do processo"
O Product Hero é uma série do Product Arena onde entrevistamos verdadeiros heróis e heroínas que ajudam a criar produtos incríveis no Brasil e no mundo!
Se você quer conhecer todos outros +de 40 Product Heroes é só clicar aqui!
Tá na hora de apresentar mais uma Hero. Com vocês…
Juliana Carvalho!
A Ju é natural de Salvador e além de ser formada em Ciências da Computação, é mestra. Sua tese no mestrado foi: processo de negocio em tecnologia. Além disso é uma das mais de 1.000 pessoas que já fizeram o Product Manager Mobile do Product Arena! 🤓
Durante a carreira, ela trabalhou na Oi (operadora de telefonia) e na Zup, cuidando da parte de chatbots. Atualmente é gerente de produtos do iFood, cuidando de produtos financeiros para parceiros e time interno no iFood.
1. Como você virou Product Manager?
Apesar de ser formada em Ciência da Computação, ser desenvolvedora não era minha praia. Sempre tive paixão de poder ser o elo entre negócio e tecnologia. Em entender a parte técnica, captar as necessidades dos usuários, perceber as dores e unir as duas partes em busca de uma solução que resolvesse o problema. Quando comecei como trainee da Oi tive a oportunidade de fazer job rotation alternando entre áreas técnicas e áreas de negócio. Antes mesmo de terminar os dois antes desse processo, eu já tinha certeza que era para área de produtos que eu queria ir.
2. Como você explica seu trabalho para pessoas normais (como avós, amigos…)
"Construindo o produto X para a empresa poder resolver tal problema…"
O mais engraçado é que não enxergo Product Manager como uma profissão e sim um papel. Então em consultório médico, formulários ou com pessoas desconhecidas eu acho mais prático falar que sou Analista de Sistemas ou que trabalho com TI.
3. Como é a sua rotina como Product Manager?
Não diria bem que tenho uma rotina. Ler e-mails, olhar Slack, participar das dailys quando possível, testar entregas, abrir bugs, tirar dúvidas do time técnico, reuniões com time de negócios, conversas e trocas constantes com design, captar opinião do usuário seja através de chamados ou em entrevistas/pesquisas… acho que são algumas das coisas que sempre estou fazendo.
4. Qual é o momento do produto que você é responsável hoje?
Estou no momento do produto em que a empresa quase inteira enxerga ele como projeto, mas que depois de um tempo, você adquire maturidade para entender que essa parte projeto é extremamente necessária. Tem momentos da empresa em que é extremamente necessário parar tudo, resolver o problema gritante e que trava a companhia, e assumir uma tocada de projeto para que seja possível destravar e aí sim poder evoluir e alavancar como produto. E falar para você que essa tocada projeto trás uma união, senso de dono, urgência e principalmente senso de time que é top demais!
Já ouviu nosso podcast? 🎧
Semanalmente eu e o Aíquis Rodrigues (Product Manager na Z1 e criador da newsletter O que eu ví por ai) discutimos sobre as notícias da semana que chamaram nossa atenção, sempre trazendo um olhar de produto para a discussão.
Dê o play na sua plataforma predileta:
Spotify | Apple Podcasts | Outros
5. Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts)
Slack de produtos (mulheres de produto, product.io, pm3…),
Blogs como SVPG, Mind the Product, Product Arena, Product School…
Medium de pessoas de produto, como Arthur Castro, Joca Torres, Alexandre Spengler, Raphael Farinazzo… e quem mais estiver postando sobre o tema.
Newsletter como The Brief, Bloco de Notas…
Eventos e Meetups de produtos como Papo na Arena, Product Camp, Product Starter, Produto.io, Mulheres de Produto…
6. Qual seu tipo de Product Manager?
Mão na massa! Estar com design fazendo discovery, estar com o time de desenvolvimento nas dailys, nas dúvidas, testando entregas, estar com time de negócio para entender os problemas, estar com o time de outros PMs vendo sinergia e como pode contribuir, saber fazer sql para fazer as análises de indicadores, que ouve o usuário para ir além dos números e ter a percepção qualitativa… enfim, mão na massa! 🤓
7. Qual foi sua maior falha? E o que você aprendeu com ela?
Vira e mexe estamos cometendo falhas. E aprender com elas é o ponto mais importante do processo. Acho que minha maior falha era ter sempre tudo na minha cabeça, documentar pouco. Aprendi que não serei a dona (no sentido de posse, “my precious”) do produto para o resto da vida […]
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Brilliant Basics para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.