E ai! Esse é mais um post da Brilliant Basics, a newsletter sobre tópicos de produto sem filtros, onde semanalmente compartilho um pouco minhas experiências construindo produtos há +10 anos.
Já são mais de 1.500 assinantes aqui e no LinkedIn. Se você ainda não assinou, que tal assinar?
Já assinou? Que tal recomendar pra galera? 😍
Product Hero é a série onde bato um papo com heróis e heroínas que ajudam a criar produtos no Brasil e no mundo. Comecei em 2016 e de lá pra cá já foram quase 50 entrevistas.
Os últimos 2 entrevistados foram:
E pra essa edição, o convidado dispensa apresentações…
Joca Torres
A primeira vez que entrevistei ele foi em 2019. Tava na hora de uma remasterizada nessa entrevista né? Com mais de 30 anos de experiência, já fez bastante coisa:
Liderou a transformação digital como CDO (Chief Digital Officer) na Lopes Consultoria de Imóveis
Foi CPO (Chief Product Officer) do Gympass, Conta Azul e Locaweb
Escreveu 3 livros sobre gestão de produtos digitais (Guia da Startup, Gestão de Produtos e Liderança de Produtos Digitais)
É formado em engenharia da Computação pelo ITA, fez MBA na USP e especialização em estratégia e inovação pelo MIT
Participou de diversas provas de natação em águas abertas
Ufa. Agora vamos as perguntas:
Como você virou um Product Manager?
Putz, faz tanto tempo, que nem me lembro.
Acho que não virei product manager. Acho que sempre fui product manager desde o início de minha carreira. Sou formado em Engenharia da Computação. Assim que saí da faculdade em 1992 montei uma empresa (naquela época não se chamava de startup) de BBS (Bulletin Board System), chamada Dialdata BBS. Depois virou um dos primeiros provedores de acesso a internet do Brasil. Eu era o "cara técnico". Um sócio cuidava do financeiro e outro de vendas e marketing. Como era eu quem cuidava de toda a parte técnica e fazia todo o suporte a clientes, acabei fazendo essa ponte entre o que dava para fazer (técnico), o que precisava fazer (negócio) e o que os clientes precisavam (usuário).
Como você explica seu trabalho para pessoas normais (como avós, amigos…)
Assim mesmo, como expliquei acima. Meu papel é construir essa ponte entre o que dá para fazer (técnico), o que precisa fazer (negócio) e o que os clientes precisam (usuário).
Gerenciamento de produtos em um tweet:
Gerenciamento de produto é construir a ponte entre o que dá para fazer (técnico), o que precisa fazer (negócio) e o que os clientes precisam (usuário).
Na sua opinião, qual é a principal habilidade de uma pessoa de produto?
Empatia, a capacidade que uma pessoa tem de se colocar no lugar de outra para compreender os seus anseios, motivações, necessidades e problemas.
Essa característica é importante para entender os clientes e usuários do produto, saber como estes se relacionam com o produto, e que problema esperam resolver ou que necessidade querem ver atendidas. Isso ajudará a gestora de produtos a entender melhor seu usuário para poder, junto com UX e engenharia, criar os melhores produtos.
Contudo, a empatia não deve ser usada apenas com o cliente ou usuário. A gestora de produtos deve usá-la também no seu relacionamento com todas as áreas da empresa, e deve entender o impacto que seu produto tem no trabalho delas. Será que aumentaram os problemas jurídicos devido a alguma funcionalidade nova no produto? Qual o impacto para a equipe de vendas, suporte, operações, financeiro e marketing? Até mesmo em relação ao time do produto, as pessoas engenheiras e de UX, como o produto interfere no trabalho desses profissionais?
Tá gostando da entrevista? Não esquece de apertar no coraçãozinho ali então ♥️
Qual é sua rotina como pessoa de produto (Head, GPM, Product Manager…)?
Hoje o produto que eu gerencio sou eu 🤷♂️.
Ou seja, meu conhecimento e minha habilidade de ajudar pessoas e empresas a constrírem produtos melhores, que atinjam os resultados esperados enquanto resolvem o problema dos usuários.
Minha rotina é, pela manhã, trabalho de pesquisa, desenvolvimento e planejamento para criação de conteúdo, estudo sobre clientes e potenciais clientes, preparação de prospostas e contratos, emissão de NF e outras atividades administrativas. Antes de iniciar o trabalho pela manhã, levo minha filha à escola e depois faço minha rotina de atividade física (natação e musculação).
À tarde meu foco é em interação com clientes e clientes potenciais. Reuniões de advisoring, mentoria, workshops públicos e in-company, palestras públicas e in-company.
Brinco que, como "solopreneur" (empreededor individual), hoje eu bato o escanteio, corro para a área para cabecear e depois tenho que voltar para o gol para defender.
Qual o momento do produto que você gerencia?
Como falei na pergunta anterior, hoje o produto que eu gerencio sou eu. Ou seja, meu conhecimento e minha habilidade de ajudar pessoas e empresas a construírem produtos melhores, que atinjam os resultados esperados enquanto resolvem o problema dos usuários. Estou buscando entender:
Se há demanda e se consigo atender essa demanda de forma satisfatória.
Se consigo continuar aprendendo e tendo novos exemplos práticos para ilustrar aprendizados.
Esse são os meus objetivos de 2023.
Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts…)
Com o meu foco atual, aconselhando e dando treinamento para pessoas e empresas sobre gestão de produtos e transformação digital, boa parte da minha inspiração vem dessas interações. Aprendo muito sobre diferentes negócios, suas estruturas, seus problemas e oportunidades, o que tem sido inclusive inspiração para novos conteúdos que tenho produzido.
Devido ao meu foco atual, tenho buscado aprender com outras pessoas que também são empreendedoras individuais, e também com pessoas que fazem trabalho de consultoria e de treinamento. Leio livros sobre o tema, vou a encontros e workshops sobre o tema, e converso com pessoas que estão em situação similar. No final do ano passado tive a oportunidade de participar da segunda edição de um workshop chamado Coach the Coaches, com as pessoas do SVPG, incluindo o Marty Cagan.
Aliás, conheço o Marty há mais de 15 anos, meu primeiro contato com ele foi em 2007, quando eu estava na Locaweb. Eu estava lendo o blog dele e ficava impressionado com a precisão como ele descrevia as problemas e questionamentos que tínhamos. Minha impressão era que ele tinha alguma câmera escondia… (= Isso me mostrou que os problemas e questionamentos de empresas que criam produtos de tecnologias são muito similares. Desde então tenho conversado com o Marty com frequência e, desde 2018 ele tem me incentivado a entrar nesse carreira de consultoria e treinamento, para eu poder impactar mais empresas e pessoas com meu conhecimento e experiência. Após experimentar esse tipo de serviço nos meus tempos vagos por alguns anos, em 2022 resolvi me focar em tempo integral.
Qual seu tipo de Product Manager?
Na meu papel atual, tenho que ser um generalista. Aliás, generalista não só em termos de gestão de produtos e transformação digital, como em relação a todas as funções da minha empresa, já que sou só eu. Tenho que aprender sobre e saber fazer marketing, vendas, gestão financeira, etc.
Qual foi sua maior falha? E o que vc aprendeu com ela?
Nossa, foram tantas. Aliás, as falhas são a base do aprendizado.
Acho que a falha que eu mais me pego cometendo é comunicar de menos e, consequentemente, não fazer o devido alinhamento de expectativas. Gestão de produtos sem comunicação e, consequentemente, sem alinhamento de expectativas, é impossível.
Recenetemente não fiz o devido alinhamento com um cliente sobre as mensagens que seriam transmitidas durante uma palestra in-company e houve um desalinhamento entre o que a pessoa que me contratou queria comunicar para o seu time e o que apresentei. Fazer um alinhamento antes provavelmente teria feito eu eventualmente declinar esse serviço, uma vez que havia uma discordância intrínscia e não conciliável nesse desalinhamento de mensagem e, consequentemente, da forma como esse cliente e eu entendemos gestão de produtos, mas certamente pouparia o desconforto que foi gerado.
Qual foi a gambiarra mais maneira que já fez? Quais ferramentas usou?
Também foram tantas!
Uma bacana que fizemos na Lopes foi quando uma nova pessoa que se juntou a gente e que veio de um site de comércio eletrônico mencionou que as notificações push do aplicativo geravam mais leads e tinham maiores taxas de conversão do que SMS e email marketing.
Ficamos interessados em testar essa hipótese. Como poderíamos testar essa hipótese o mais rápido e barato possível? Construir um aplicativo nativo com todos os recursos do nosso site existente levaria meses. Mesmo que reduzíssemos muito o escopo, com o mínimo para entregar algum valor ao usuário, ainda levaria muitas semanas.
Como nosso site é responsivo, criamos uma solução simples para testar a hipótese. Decidimos criar um aplicativo webview, uma solução mais simples do que construir um aplicativo nativo, mesmo que o limitássemos o escopo ao mínimo.
Com este aplicativo móvel pudemos confirmar que a notificação push gerava mais leads e teve maiores taxas de conversão do que SMS e email marketing. Lançamos este aplicativo no início de 2021 e até hoje ele continua assim!
Qual é seu super herói favorito?
Devido ao meu cotidiano de "solopreneur" (empreededor individual), tendo que bater o escanteio, correr para a área para cabecear e depois tendo que voltar para o gol para defender, pensei em um super-herói da minha infância, que provavelmente poucos vão se lembrar. O nome dele é Multi-Homem e ele fazia parte de um grupo de super heróis chamado Os Impossíveis. Ele tinha o poder de se multiplicar, de criar várias cópias de si mesmo.
Além do gerenciamento de produtos, qual é seu super poder?
Disciplina. Sou bastante disciplinado com meus combinados e compromissos. Procuro praticar atividade física (natação, muculação, caminhada) todos os dias, praticar outro idioma (inglês e, mais recentemente, italiano) toda semana, praticar música (ukulele e, mais recentemente, bateria) toda a semana, fazer macarrão caseiro toda a semana, estudar todos os dias sobre temas que me interessam. Essa disciplina ajuda a estar constantemente aprendendo e evoluindo.
Fale alguma curiosidade que gostaria de compartilhar sobre você
Bom, várias pessoas sabem que eu gosto e pratico natação, e gosto de competir em provas de natação em águas abertas (mares, lagos e represas). Uma curiosidade são algumas provas que já fiz:
Da Ásia para a Europa nadando - 4,8km no Estreito de Bósforo - trajeto
Governor Island's Swim em Nova Iorque, olhando a Estátua da Liberdade 2,6km - trajeto
Prova em Maccagno, na Itália, no Lago Maggiore - 6km contronando uma ilha com um castelo - trajeto
Quem já fez alguma chamada por vídeo, já viu também que gostou muito de ukulele. Para quem tiver curiosidade de me ver tocando:
Suas considerações finais
Obrigado pelo convite! Mais uma vez me diverti muito com as perguntas diferentes que me fizeram pensar sobre a fase atual da minha carreira com uma perspectiva bem diferente.
Quer saber como o Joca organiza a semana, quais ferramentas usa, quais produtos ele não vive sem e mais algumas coisinhas? Faça o upgrade da assinatura
Para assinantes:
Como vc organiza sua semana?
No início da semana eu faço o meu check-in semanal de…
Mais uma coisinha…
Espero que você tenha curtido o conteúdo e formato desse post! Se curtiu, que tal:
1) Compartilhar esse post com outras pessoas? Assim mais pessoas podem ler e encontrar insights para o dia a dia
2) Se você curtiu, aperta ali no coraçãozinho? 😍
3) Me fala o que achou desse post? Seu feedback me ajuda a deixar a newsletter ainda melhor
4) Quem é assinante tem acesso a cases reais (do mercado brasileiro), materiais, templates, mentoria mensal e muito mais
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Brilliant Basics para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.