Product Hero #41 — Catalina Paredes
"eu gosto de problemas e de pensar em inúmeras formas de poder resolvê-los"
E ai! Esse é mais um post da Brilliant Basics, a sua newsletter sobre tópicos de produto sem filtros. Toda semana tem conteúdo novo para fomentar as mentes pensantes a criarem produtos melhores
"eu gosto de problemas e de pensar em inúmeras formas de poder resolvê-los"
Olar!
Olaaaar! Sou o Arthur Castro, e tamo de volta para mais uma temporada do Product Hero, a série da Product Arena onde entrevistamos verdadeiros heróis e heroínas que ajudam a criar produtos no Brasil e no mundo. Vai ter perguntas novas, entrevistas revisitadas e mais, fica de olho hein? 🤓
Se você quer ler as mais de 40 entrevistas de Product Heroes é só clicar aqui.
Tá na hora de apresentar mais uma Hero. Com vocês…
CATALINA PAREDES
Catalina Paredes é colombiana, mas já mora no Brasil há 15 anos, tem 29 anos e já passou 5 anos na Venezuela também.
Formada em Relações Internacionais na ESPM e com MBA em negócios digitais na FGV. Trabalhou na seguradora americana Assurant, foi se aproximando e se interessando pelo mundo tech e foi uma das pessoas que esteve nas salas de discussões quando o iti, a carteira digital do Itaú, ainda era só uma ideia. Da ideia a ter mais de um milhão de usuários, Catalina esteve presente e foi tendo mais responsabilidade, chegando a tocar 3 squads. E desde 2021 é GPM no iFood.
1. Como você virou Product Manager?
Costumo dizer que eu já exercia a função de PM antes mesmo de ter o cargo e foi aí que recebi o desafio de assumir a squad de Aquisição e Onboarding como Product Manager.
Fiquei no iti por 3 anos, participei desde o lançamento do app, até o marco do primeiro milhão de usuários, sendo responsável por 3 squads na minha jornada no banco: aquisição, comunicação e a reestruturação da home do app para suportar o crescimento do produto. Foi ali que de fato mergulhei fundo no mundo de produto e quis me aprofundar cada vez mais em empresas nativas digitais.
Em 2021, recebi a proposta de vir pro iFood, onde trabalho hoje como Group Product Manager de Growth e Comunicação na frente de restaurantes. Sou responsável pela estratégia de growth, aquisição e onboarding de restaurantes dentro do iFood, cuidando principalmente da experiência proporcionada para os novos restaurantes, visando maximizar sua performance inicial, liderando 4 squads dentro da BU de Food Delivery.
2. Como você explica seu trabalho para pessoas normais (como avós, amigos…)
Essa é complicada kkkk, sempre que falo que sou Product Manager relacionam com algo voltado a gestão de produtos físicos. Então costumo dizer que meu trabalho é ajudar a melhorar a experiência dos consumidores através da tecnologia. No caso do iFood, ajudo a melhorar a vida e dia a dia dos restaurantes com soluções tecnológicas.
3. Gerenciamento de Produto em um tweet:
Foco na melhoria contínua de um produto ou serviço, identificando gaps, oportunidades e testando possíveis soluções até acertar e incrementar o valor que geramos para a empresa e nossos clientes, esse é o nosso ciclo infinito
4. Qual é sua rotina como pessoa de produto (Head, GPM, Product Manager…)? Como vc organiza sua semana?
Sou extremamente metódica com a minha rotina, quem me conhece sabe. Nada me traz mais paz do que cumprir com os desafios que me coloco dia a dia. Isso é o que me energiza todos os dias, e para isso, rotina e organização é fundamental.
Acordo todos os dias às 6am e vou treinar, essa é a prioridade #1 do meu dia, se não faço isso, meu dia não rende. Se você me ver de cara fechada (isso é muito difícil) é provavelmente porque não treinei de manhã, sou totalmente viciada em endorfina, quem me acompanha no insta sabe kkk
Começo meu dia de trabalho às 9am e deixo bloqueada a primeira hora do dia sempre para organizar agenda, me atualizar e priorizar coisas complexas que precisam da minha atenção. Isso foi um insight que aprendi no livro High Performance Habits. Sempre se perguntar “who needs my A-game the most?” — quem ou o quê precisa do seu maior foco e atenção no momento — e direcionar sua energia pra isso.
Meu dia é composto por reuniões: muitos 1:1 com meu time para entender o andamento de iniciativas, como posso ajudar a destravar coisas e falar do momento, objetivos e desenvolvimento de cada um. Também tenho muitas reuniões estratégicas com pares e stakeholders para avaliar o rumo e resultados que estamos obtendo. Weeklies, táticas, syncs, nossa vida é regada a reuniões e alinhamentos, mas tenho paz no coração de despriorizar aquilo que nao precisa do meu foco e atenção, para de fato focar onde sei que preciso gerar mais valor.
Já ouviu nosso podcast? 🎧
Semanalmente eu e o Aíquis Rodrigues (Product Manager na Z1 e criador da newsletter O que eu ví por ai) discutimos sobre as notícias da semana que chamaram nossa atenção, sempre trazendo um olhar de produto para a discussão.
Dê o play na sua plataforma predileta:
Spotify | Apple Podcasts | Outros
5. Qual o momento do produto que você gerencia?
Atualmente lidero a frente de growth e aquisição de restaurantes do iFood. Considerando que o iFood é uma empresa que já domina 80% do market share do segmento de food delivery no Brasil, se manter em crescimento constante quando você já é o maior player do mercado, é ainda mais desafiador. Estamos sempre buscando novas avenidas de crescimento, seja através da evolução dos nossos produtos core ou por meio de novos canais e negócios. Fora isso, garantir que os restaurantes que estão entrando terão a performance esperada dentro do nosso ecossistema também é um desafio, precisamos estar sempre encontrando novas alavancas para maximizar sua performance e atender as expectativas da melhor forma possível, para manter o crescimento sustentável da nossa operação.
6. Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts…)
Geralmente eu costumo pegar um tema de interesse que queira aprofundar e procuro cursos ou livros relacionados a isso. Sendo super sincera, atualmente consumo muito conteúdo através do instagram (sim, se vc souber utilizar o instagram de maneira estratégica, tem muita gente dando dicas boas ali dentro, a Product Arena por exemplo 🤓) — tenho uma pasta onde vou salvando tudo o que gosto e aprendo.
7. Qual seu tipo de Product Manager?
Costumo brincar dizendo que sou uma designer frustrada (kkkk) porque tenho paixão por interface e produtos customer facing. Os produtos onde mais me destaquei e tive paixão por trabalhar tiveram um viés de experiência muito forte e é onde eu sou sempre mais fascinada a atuar. Mas a verdade é que sendo bem clichê: eu gosto de problemas e de pensar em inúmeras formas de poder resolvê-los, então me adapto bem. Trabalho com growth, mas tenho no meu guarda chuva produtos de muita interface e também produtos de plataforma e dados.. em todos aprendo muito! Mas acima de tudo, sou uma PM que precisa trabalhar com propósito, ver nosso trabalho gerando resultado e impactando positivamente pessoas é o que me move.
8. Qual foi a gambiarra mais maneira que já fez? Quais ferramentas usou
Não foi bem uma gambiarra, mas me sinto muito malandra (kkkk) quando testamos intenção ou interesse de adesão a alguma feature via fake door. Utilizei bastante no iti quando estavamos lançando novos produtos para medir o interesse dos usuários antes mesmo de desenvolver a feature e no iFood utilizamos o tempo inteiro para testar novas ofertas e abordagens… no último teste que realizamos, a fakedoor direcionava para uma waiting list onde coletamos via google forms o interesse do usuário sobre determinado produto para abordar posteriormente com uma oferta personalizada.
9. Qual foi sua maior falha? E o que vc aprendeu com ela?
Travar ao tomar decisões por não ter 100% de certeza. Como PMs, estamos o tempo inteiro precisando tomar decisões importantes que mudam o jogo ou trazem grandes impactos. É natural no começo termos receio de decidir por não ter todas as informações, dados, ou por não nos sentir 100% seguros. O que aprendi foi: a gente nunca vai se sentir 100% seguro pra decidir algo, pra dar o próximo passo[…]
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Brilliant Basics para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.