E ai! Esse é mais um post da Brilliant Basics, a sua newsletter sobre tópicos de produto sem filtros. Toda semana tem conteúdo novo para fomentar as mentes pensantes a criarem produtos melhores
"A prática é ainda muito melhor que a teoria"
Olar!
Sou o Arthur Castro e trouxe mais uma entrevista marota com Product Heroes, a série da Product Arena onde entrevistamos verdadeiros heróis e heroínas que ajudam a criar produtos incríveis no Brasil e no mundo!
Se você quer ler as mais de 40 entrevistas de Product Heroes é só clicar aqui.
Tá na hora de apresentar mais uma Hero. Com vocês…
Letícia Moschioni
Letícia Moschioni é sócia, CPO e CXO da Mobile2you, mobile-house especializada no desenvolvimento de aplicativos financeiros sob medida, tanto corporativos quanto para startups, que recentemente foi aderida pela Dimensa (empresa em união à TOTVS e B3).
Logo que formou em Administração, Letícia teve um divisor de águas na vida: foi morar nos EUA por 1 ano. Na volta ao Brasil, trabalhou com Customer Success e começou a entender mais sobre o mundo de produtos até chegar na Mobile2you, onde no princípio era responsável por monitorar as redes sociais dos clientes, quando a empresa tinha cerca de 8 pessoas.
Ela sempre falava que um dia a equipe de produto teria um andar só pra eles. Apesar de hoje não ter um andar (trabalho remoto agradece ❤), 6 anos depois e com participação no processo de desenvolvimento de mais de 50 bancos digitais, ela é CPO com uma equipe que conta com 15 profissionais, e se orgulha de ter um time majoritariamente (95%!!!) do gênero feminino, coisa rara no mercado.
1. Como você virou Product Manager?
Ao estagiar como atendimento ao cliente e marketing para gestão das redes sociais em uma software house, me interessei em descobrir o que empresas em que eu admirava faziam para conceber um produto.
E então, encontrei a Mulheres de Produto, que é uma comunidade que a ajudou fortemente com cursos, livros, meetups e networking.
2. Como você explica seu trabalho para pessoas normais (como avós, amigos…)
Apesar de sempre falar “trabalho com gerenciamento de um produto” e ninguém entender, eu sempre tento deixar claro que soluciono através da tecnologia a dor de algumas pessoas com aplicativos que otimizem o tempo e experiência das pessoas.
3. Gerenciamento de Produto em um tweet:
Fazer tudo acontecer da melhor forma, no menor tempo possível.
4. Qual é sua rotina como Product Manager?
Hoje atuo como CPO, mas acompanho as atividades das POs e Líderes de Produto da equipe. O trabalho é extremamente dinâmico e isso que faz com que a gente se apaixone pelo que fazemos.
Além das atividades comuns de produto, como o “técnico” de estruturação de backlog, cerimônias e etc, o mais apaixonante é remover impedimentos todos os dias e resolver problemas. Afinal, como sempre brinco, não há um problema se há solução. E na tecnologia, para tudo há uma saída. O desafio está em encontra-la!
Já ouviu nosso podcast? 🎧
Semanalmente eu e o Aíquis Rodrigues (Product Manager na Z1 e criador da newsletter O que eu ví por ai) discutimos sobre as notícias da semana que chamaram nossa atenção, sempre trazendo um olhar de produto para a discussão.
Dê o play na sua plataforma predileta:
Spotify | Apple Podcasts | Outros
5. Qual o momento do produto que você gerencia?
Como a Mobile2you é uma mobile-house, a parte onde há mais concentração é no início dele. Mas, na real a gente acaba participando de todas as etapas pra ajudar os clientes, desde a contratação do produto, concepção de ideias, entendimento de escopo para medir esforços, validação de usabilidade, homologação, sustentação, revisões recorrentes e planejamento de roadmap.
6. Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts…)
Sempre gosto de ler livros e podcasts sobre produtos. Um que eu recomendo muito é o Comece pelo porquê, do Simon Sinek. O livro traz as semelhanças e padrões entre os grandes líderes que remodelaram o mundo de maneiras poderosas, com personalidades diferentes e tal.
Além disso, meetups e cursos. Porque são pessoas de diferentes empresas e realidades que vivem a área de produto e enxergam de maneiras diferentes.
7. Qual seu tipo de Product Manager?
Costumo dizer que para ser PM, é necessário ser “pau para toda obra”. De uma forma geral, não há como se limitar somente ao que o job description diz. O dia a dia de produto é imersão, entender completamente o produto, as pessoas da equipe, o mercado. É estar atento em tudo o tempo inteiro e aberto a mudanças e novas soluções. Um dia você pode cuidar de banco de dados, outro cuidar de um teste, outro rascunhar uma tela, outro falar com cliente, outro escrever uma tarefa, outro documentar um novo fluxo, outro colar post its, e assim vai. É necessário um pouco de tudo!
8. Qual foi sua maior falha? E o que vc aprendeu com ela?
Minha maior dificuldade de todas sempre foi aceitar os meus erros. Naturalmente, em tempo de aprendizado e conhecimento da área, erramos muito em tentar minimizar as etapas de concepção de um projeto, não conduzir todas as cerimônias, não envolver pessoas necessárias e criar o fluxo com base nas minhas referências, sem validação de ideias. Isso fez com que no início, criássemos vários produtos que apesar de terem potencial, não evoluíram como imaginávamos.
O que aprendi é que: […]
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Brilliant Basics para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.