Product Hero #36— Mariana Urrutia
Não esqueça que existem outras mil combinações além do "by the book". Testa, vai encontrando o seu jeitinho
E ai! Esse é mais um post da Brilliant Basics, a sua newsletter sobre tópicos de produto sem filtros. Toda semana tem conteúdo novo para fomentar as mentes pensantes a criarem produtos melhores
"Não esqueça que existem outras mil combinações além do “by the book”. Testa, vai encontrando o seu jeitinho"
Olar!
Sou o Arthur Castro e trouxe mais uma entrevista marota com Product Heroes, a série da Product Arena onde entrevistamos verdadeiros heróis e heroínas que ajudam a criar produtos incríveis no Brasil e no mundo!
Se você quer ler as mais de 40 entrevistas de Product Heroes é só clicar aqui.
Tá na hora de apresentar mais uma Hero. Com vocês…
Mari Urrutia
Mari nasceu em Minas Gerais mas desde pequena vive em São Paulo. Formada em Engenharia de Produção pela Anhembi Morumbi, conseguiu seu primeiro trampo numa multinacional alemã, mas percebeu que queria algo mais criativo, e foi assim que chegou no mundo de Produto, trabalhando na na AfferoLab, uma consultoria de aprendizagem corporativa numa área que estava começando (ah! e participou de uma das turmas presenciais do workshop de Produto da Product Arena). Depois fez uma mudança “drástica” e foi pro setor Financeiro trabalhar em Segurança, na PagSeguro, onde disse que aprendeu muito sobre cultura de produto e agilidade. Atualmente é Product Manager de Segurança no PicPay (um baita presente também nessa loucura pandêmica que estamos vivendo).
1. Como você virou Product Manager?
Quando estava na metade da faculdade me questionava todos os dias sobre o quão quadradas eram as possibilidade de atuação ali apresentadas e trabalhando numa empresa que respirava conhecimento (a sala principal de reuniões se chamava Paulo Freire ❤) eu tinha acesso e discutia sobre movimentos e necessidades do “futuro do trabalho” então um dos nossos papos era em torno do boom das carreiras digitais nos anos seguintes. Como sou muito curiosa acabei participando da concepção de um produto bem inovador desempenhando vários papéis e daí surgiu o convite para me tornar Analista de Produto, com toda a base que eu vinha adquirindo e olhando as pessoas incríveis que me cercavam me joguei de cabeça!
2. Como você explica seu trabalho para pessoas normais (como avós, amigos…)
No sentido mais amplo: Utilizo meios digitais pra resolver problemas que muitas pessoas no mundo têm da forma mais assertiva possível :). No micro: Atualmente eu cuido para que seu dinheiro não seja roubado hahahhaha
3. Gerenciamento de Produto em um tweet:
Entender profundamente a raiz do problema e liderar um time multidisciplinar para resolvê-lo da forma que faça mais sentido para quem sofre regularmente com ele, que geralmente chamamos de cliente, usuário.
4. Qual é sua rotina diária como Product Manager?
Começo meu dia dando uma zapeada no Slack pra ver se há algo novo ou do dia anterior que eu tenha deixado de responder e nos grupos relacionados a segurança e inteligência anti-fraude porque estamos em um momento de reestruturação da área então é importante estar atento a todos os insumos. Tenho uma daily com o time e tento organizar a minha agenda para que eu tenha pelo menos 3h diárias de foco, sem reuniões para realizar o Discovery dos problemas que priorizei e também construir Roadmap, alimentar o Backlog, pensar em estratégias e estruturar apresentações. Se eu sempre consigo? Não! hahahah
Pra mim o PM tem uma responsabilidade muito importante que é, ser o ponto focal de informações e conhecimento do produto então acaba que em determinados períodos precisamos de mais reuniões e tudo bem, é um equilíbrio.
Já ouviu nosso podcast? 🎧
Semanalmente eu e o Aíquis Rodrigues (Product Manager na Z1 e criador da newsletter O que eu ví por ai) discutimos sobre as notícias da semana que chamaram nossa atenção, sempre trazendo um olhar de produto para a discussão.
Dê o play na sua plataforma predileta:
Spotify | Apple Podcasts | Outros
5. Qual o momento do produto que você gerencia?
Estamos em um momento de crescimento mega acelerado então corremos contra o tempo. Principalmente porque produtos de segurança são essenciais para o crescimento saudável de uma Fintech e a pandemia acelerou o aumento no uso de aplicativos de instituições financeiras 100% digitais. Particularmente eu gosto muito desse caos do crescimento porque ele dá espaço para que você construa e teste suas idéias, hipóteses e principalmente refute suas certezas.
6. Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts…)
Eu a-m-o newsletter, sou muito da leitura e saber que o conteúdo tá ali, na minha caixa de email periodicamente para que eu consuma no meu tempo e com assuntos tratados de forma profunda é maravilhoso.
De produto:
Product Arena (Product Hero e Mobilinks!)
Mas eu também consumo muita coisa que não está diretamente ligada ao gerenciamento de produto e me ajuda a construir um olhar mais holístico sobre o nosso tecido social e consequentemente do mundo, então diversificando um pouco essas referências:
Revista Gama: Sou APAIXONADA por eles! É uma publicação do grupo Nexo ❤ e que conteúdo bem feito! Cada semana tem um tema central, se você não conhece clica que não vai se arrepender, juro!
Shumian: newsletter sobre o que tá rolando entre a China e a América Latina. China como possível potência mundial é sempre importante estar de olho né? 👀
DigiLabour: um laboratório que produz pesquisas incríveis e críticas sobre comunicação e tecnologias digitais. (Xô Tecnosolucionismo)
No One: Newsletter sobre pesquisa, design e comportamento.
MargeM: É uma newsletter sobre cultura que sempre tem algo que eu não conheço e que provavelmente demoraria pra chegar até mim, o famoso furando a bolha ❤
7. Qual seu tipo de Product Manager?
É o mesmo tipo de pessoa que eu gosto de me relacionar: Colaborativa, corajosa e que acima de tudo tenha em mente que no final é sempre sobre pessoas. Pessoas que são meus clientes, pessoas com quem trabalho junto, pessoas que indiretamente são afetadas pelas minhas ações.
Tem uma frase da Adília Lopes que ilustra isso muito bem:
8. Qual foi sua maior falha? E o que vc aprendeu com ela?
Acreditar que só existe um caminho e ele é o “certo”, isso no gerenciamento de produtos e na vida.
Aprendi que […]
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Brilliant Basics para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.