Product Hero #33: Franks Freitas
"direcionar profissionais de diferentes áreas para um mesmo propósito que resolva a dor de alguém e que contribua com a empresa a ganhar…
E ai! Esse é mais um post da Brilliant Basics, a sua newsletter sobre tópicos de produto sem filtros. Toda semana tem conteúdo novo para fomentar as mentes pensantes a criarem produtos melhores
"produto é a pessoa responsável por direcionar profissionais de diferentes áreas para um mesmo propósito que resolva a dor de alguém e que contribua com a empresa a ganhar dinheiro"
Olar!
Chegamos com mais uma entrevista pro Product Heroes, a série do Product Arena onde entrevistamos verdadeiros heróis e heroínas que ajudam a criar produtos incríveis no Brasil e no mundo!
Se você quer ler as mais de 40 entrevistas de Product Heroes é só clicar aqui.
Tá na hora de apresentar mais um Hero. Com vocês…
Franks Freitas
Cria de São Paulo, Franks tem 29 (óia os 30 chegando ai!) e é formado em Adm pela FIAP. A primeira experiência dele com produto foi numa LegalTech onde cuidava de 3 produtos.
Depois foi responsável pelo app da CVC, e atualmente é Product Manager do Nubank, cuidando das jornadas de entrada de dinheiro.
1. Como você virou um Product Manager?
Eu sempre digo que foi algo meu natural para mim me tornar PM, pois fiz uma graduação de administração com ênfase em TI pq sempre gostei muito de tecnologia e queria trabalhar com isso, em umas das empresas que eu trabalhei, eu fui da área de suporte técnico por um tempo onde eu tive muito contato com o time de desenvolvimento o que me deu certo conhecimento técnico e por fim entrei no mundo do design pois queria aprender coisas novas e com isso acabei fazendo Gama Academy, sai de lá querendo ser UX Designer porém todas as vagas que eu via pediam UI (e não sei nada disso)… Aí comecei a ver as vagas de Produto e vi que tinha mais a ver comigo, pois tem aquela famosa imagem de para ser um bom PM tem que conhecer de Negócio (coisa que a faculdade me deu), Tecnologia (coisa que o tempo de suporte me deu) e Design (coisa que o os cursos me deram) e foi assim que eu cai nesse mundo.
2. Como você explica seu trabalho para pessoas normais (como avós, amigos…)
Depende para quem eu explico.
Para minha avó: "trabalho com computador",
Para meus pais: "trabalho com tecnologia",
Mas para as pessoas mais da nossa idade eu costumo falar assim “sabe o Uber, então quando eles vão lançar uma funcionalidade nova como por exemplo agendar corrida, eles precisam entender se as pessoas vão usar, quando de dinheiro vai trazer, como vai ficar no app, como vai ser o design, e cada pessoa faz isso, mas precisa de alguém para ser responsável para juntar e alinhar tudo isso, é isso que eu faço”
3. Se tivesse que explicar o que é gerenciamento em um tweet, como explicaria?
"A pessoa responsável por direcionar profissionais de diferentes áreas para um mesmo propósito que resolva a dor de alguém e que ajuda a empresa a ganhar dinheiro"
4. Qual é sua rotina diária como Product Manager?
Para mim é difícil falar de quando se é PM, mas geralmente eu utilizo a parte da manhã para dar uma olhada nas principais métricas do meu produto, preparei um doc onde contém informações relevantes como os OKRs da empresa e da BU que eu faço parte e também para dar uma olhada nas atividades que estão em desenvolvimento. Dependendo do dia começo a planejar a semana seguinte, maaas, no período da tarde geralmente sou tomado por reuniões.
Já ouviu nosso podcast? 🎧
Semanalmente eu e o Aíquis Rodrigues (Product Manager na Z1 e criador da newsletter O que eu ví por ai) discutimos sobre as notícias da semana que chamaram nossa atenção, sempre trazendo um olhar de produto para a discussão.
Dê o play na sua plataforma predileta:
Spotify | Apple Podcasts | Outros
5. Qual o momento do produto que você gerencia?
Growth! Sou responsável pelas jornadas de entrada de dinheiro no Nubank, com o recente lançamento do Pix, já dá pra imaginar o quanto de coisas temos para fazer, né?
6. Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts…)
Procuro sempre ler uns artigos no Medium na hora do almoço também, mas tirando o Product Arena, não sigo nenhum blog específico.
Quando era possível frequentava muitos Meetups e eventos da comunidade, porém agora com a pandemia dei uma boa diminuída com tudo isso.
Eu lia muito livro, então todas aquelas listas de “X livros que todo PM” tem que ler, eu já devo ter lido uns 70%, então vou listar o top7:
Design Thinking
INSPIRED: How to Create Tech Products Customers Love
Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias.
A Lógica do Consumo: Verdades e Mentiras Sobre por que Compramos
Jobs to Be Done: A Roadmap for Customer-Centered Innovation
Lean Analytics: Use Data to Build a Better Startup Faster
Crossing the Chasm, 3rd Edition: Marketing and Selling Disruptive Products to Mainstream Customers
7. Qual seu tipo de Product Manager?
Acho que até pela minha jornada e pra um PM que tem que flutuar entre diversas áreas, sou do tipo generalista que consegue conversar e tem conhecimento em várias áreas.
8. Qual foi sua maior falha? E o que você aprendeu com ela?
Me apaixonar por uma ideia/funcionalidade.
Lá no meu começo, por achar que sabia bastante do negócio, tinha certeza que determinada funcionalidade resolveria o problema do usuário. Fiz de tudo para essa funcionalidade ser implementada, e por conta da empresa ser pequena essa "forçação de barra" foi um pouco mais fácil. Obviamente a funcionalidade não performou bem, né? […]
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Brilliant Basics para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.