Product Hero #31 — Marcos Lavin
"O momento da verdade acontece com o seu usuário usando o seu produto. Esteja presente nesse momento e observe."
E ai! Esse é mais um post da Brilliant Basics, a sua newsletter sobre tópicos de produto sem filtros. Toda semana tem conteúdo novo para fomentar as mentes pensantes a criarem produtos melhores
"O momento da verdade acontece com o seu usuário usando o seu produto. Esteja presente nesse momento e observe."
Olar! Voltamos com mais uma entrevista pro Product Heroes, a série do Product Arena onde entrevistamos verdadeiros heróis e heroínas que ajudam a criar produtos incríveis no Brasil e no mundo!
Se você quer ler as mais de 40 entrevistas de Product Heroes é só clicar aqui.
Tá na hora de apresentar mais um Hero. Com vocês…
Marcos Lavin
Marcos nasceu no Rio Grande do Sul, mas morou a maior parte da vida em Florianópolis, onde se formou em Adm pelo CESUSC. Atualmente mora em São Paulo.
Durante 11 anos, trabalhou em uma startup pequena B2B que digitalizava grandes volumes de documentos físicos e fazia absolutamente um pouco de tudo. Também passou pela Socialbase, onde criaram uma rede social para empresas, e tinham como concorrentes: Workplace (Facebook) e Yammer (Microsoft).
Depois, os desafios foram ajudar no desenvolvimento da cultura de produto da Softplan e mensageria para milhares de consumidores através do Whatsapp, Apple Business Chat, FB Messenger e SMS na Wavy (uma empresa da Movile). Atualmente no PicPay, ele é PM de times que cuidam da experiência e engajamento de usuários e marcas com produtos no app verdinho. AH! E o Marcos também foi um dos alunos do Product Arena!
1. Como você virou um Product Manager?
Meu contato com produto começou na época do colégio, na oitava série eu tinha algumas matérias de informática onde aprendi a criar sites em HTML e meu primeiro produto foi uma página no HPG — Home Page Grátis (isso era na época do Cadê?) para divulgar fotos minhas e dos meus amigos andando de skate.
Por conta desse conhecimento acabei trabalhando em uma startup por 11 anos onde eu fui o primeiro desenvolvedor, adorava criar coisas, sentar com os usuários, ver eles usando, voltar para casa e melhorar um pedaço do produto. E por eu estar muito próximo dos usuários acabei migrando para área de negócio da empresa — analista de negócio da época — e lá ajudava a definir metas, roadmaps, criar MVPs, apresentações de vendas, marketing e liderava pessoas. Em uma startup pequena você acaba fazendo de tudo um pouco. Acredito que isso me deu uma boa base de produto e me preparou para desafios ainda maiores. Foi uma escola.
2. Como você explica seu trabalho para pessoas normais (como avós, amigos…)
Eu tento fazer uma analogia com algum produto/app que ela usa todo dia. Então tento explicar que boa parte do meu trabalho é conversar com usuários, desenvolvedores, pesquisadores, designers e decidirmos qual problema vamos resolver dado uma estratégia. A resposta é sempre um misto de:
"ah que legal…" | "não conhecia essa área … " | "interessante 🤔"
Mas sempre escuto minha mãe contando para amigas que eu trabalho com coisas de computador e internet…
3. Se tivesse que explicar o que é gerenciamento de produto em um tweet, como explicaria?
Eu gosto como Martin Cagan simplifica Product Management no livro Inspired:
“to discover a product that is valuable, usable and feasible”
Já ouviu nosso podcast? 🎧
Semanalmente eu e o Aíquis Rodrigues (Product Manager na Z1 e criador da newsletter O que eu ví por ai) discutimos sobre as notícias da semana que chamaram nossa atenção, sempre trazendo um olhar de produto para a discussão.
Dê o play na sua plataforma predileta:
Spotify | Apple Podcasts | Outros
4. Qual é sua rotina diária como Product Manager?
Tento não ter uma rotina, mas tento separar espaços para:
Olhar métricas chave (KRs, testes, experimentos em andamento) sobre o produto.
Dar sequência em algum problema maior.
Deixar a agenda livre e disponível para os times.
Ter blocos maiores de tempo para olhar de formas diferentes para os problemas que estamos atacando.
5. Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts…)
Tem muita informação sobre PM por ai, eu tento sempre acompanhar uma galera mais raiz de produto como:
SVPG — Martin Cagan
Product Talk — Teresa Torres
Podcasts
6. Qual seu tipo de Product Manager?
Sou do tipo mais mão na massa!
Eu gosto de mergulhar com os heads na definição da estratégia, participar de dinâmicas de discovery como entrevistas com usuários, CSDs, testes, experimentos, análise de dados (fazer aquela consultinha no banco de dados) e conversar com outros PMs para entender as estratégias. Gosto de usar e testar frameworks que me ajudem a ter mais clareza sobre o problema na sua essência.
Parece meio doido mas de uma certa forma isso me ajuda a ter mais contexto, comunicar com maior clareza nas decisões, objetivos e apostas. E também me ajuda a navegar desde a estratégia > tática > operação.
7. Qual foi sua maior falha? E o que vc aprendeu com ela?
Tive diversas situações onde falhei como PM e certamente todas elas me trouxeram — e ainda trazem — muitos aprendizados.
No início da carreira como produteiro eu estava lidando com volumes maiores de usuários, durante o plano de rollout nossos testes automatizados mostraram que poderíamos suportar um grande volume de usuários interagindo com a nova feature, mesmo assim decidimos reduzir o beta para ⅕ dos usuários. Resumo: logo nos primeiros minutos nem com a metade dos usuários que planejamos o produto não suportou, sentou e ficou olhando para nós. O time ficou mega frustrado, os usuários que tiveram problema perderam a confiança no produto e, pra fechar com chave de ouro perdemos dados de interação do usuário que serviriam para análise. 😅
Refletindo sobre as lições que aprendemos naquela tarde (e que eu levo para a vida) foram:
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Brilliant Basics para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.