Product Hero #19 — Paulo Sellos
“A great product manager has the brain of an engineer, the heart of a designer, and the speech of a diplomat.” – Deep Nishar
“A great product manager has the brain of an engineer, the heart of a designer, and the speech of a diplomat.” – Deep Nishar
O Product Hero tá de volta, com entrevistas com verdadeiros heróis e heroínas que ajudam a criar produtos incríveis no Brasil e no mundo!
E se você quer conhecer + de 40 Product Heroes é só clicar aqui!
Tá na hora de apresentar mais uma Hero. com vocês…
PAULO SÉLLOS!
Paulo Sigaud Séllos, foi meu aluno na 4ª edição do Product Manager Mobile. Me chamou atenção a vontade de aprender e a mente fervilhando de ideias e referências, coisas que eu acho fundamentais pra qualquer PM.
Por mais estranho que possa parecer, ele estudou arquitetura, e foi um lugar que abriu muito a cabeça para enxergar problemas de forma criativa. Isso no final das contas levou ele ao design, e finalmente, produto. Já teve seu próprio negócio e sofreu na pele aquela coisa de "ter que fazer tudo sem saber nada".
Já passou por empresas como dr.consulta, Vitta e Natura e além de ajudar nos meetups do produto.io, recentemente começou uma nova fase no Nubank 💜 e também deu um upgrade na vida se tornando pai do Tomas!
1. Como você virou Product Manager?
Foi o lance de ter feito arquitetura, ter migrado para o design e, depois, ter focado em UI/UX que acabou me levando para produto. E no final das contas, foi aí que realmente me encontrei.
Eu comecei a trabalhar com produto sem nem saber o que era isso, lá em 2010! Nessa época comecei um site/blog/portal com um amigão, o Área Geek, e no fundo tava tudo aí! Ao longo de 5 anos fizemos conteúdo, e-commerce, podcast, eventos, social, ads, código, mais conteúdo e por aí vai! Foi uma baita escola. Mas no final só fui descobrir produto mesmo quando comecei a trabalhar com a Camila Mariano no dr.consulta. Aí tudo mudou!
Parti pra debulhar tudo que existia sobre produto freneticamente e acabei assumindo o papel de Product Owner. Daí em diante tive experiências super diversas! Desde startups super early stage a grandes corporações!
2. Como você explica seu trabalho pra pessoas normais (como avós, amigos…)
Eu sempre me sinto o Chandler quando conto para alguém que sou Product Manager… Minha mulher já se acostumou a explicar pra pessoas que eu trabalho “com tecnologia”. Rola até aquela: “Ah ele é de TI então?” — “Isso…” Hahahahaha
Ultimamente tento explicar pras pessoas que minha função é enxergar os problemas que os usuários tem e que o produto deve resolver. Normalmente isso não diz muito pras pessoas… hahahaha
Aí sigo na linha: “você já reparou que seus apps no celular são atualizados toda hora? Algumas vezes são correções mas muitas vezes são coisas novas! Meu papel é justamente esse, enxergar o que precisa ser corrigido e o que precisa ser lançado como algo novo que os usuários vão gostar e usar!” Depois disso as pessoas começam a entender melhor, acho!
3. Qual é sua rotina diária como Product Manager?
A gente sabe bem que no fundo não existe uma rotina né! hahaha
Eu gosto sempre de me organizar, então o que eu normalmente faço é o seguinte: durante a noite vejo minha agenda para o dia seguinte e preparo ou separo algum material que vou precisar para alguma reunião cedo.
Se não tiver nenhuma reunião logo pela manhã, gosto de chegar, verificar meus emails, reponder na hora o que precisa, ver meu slack e o board do time, vejo também as principais métricas do produto e os nossos OKRs (sempre bom ler os OKRs todo dia pra martelar mesmo e não te deixar esquecer o porquê fazer o que você está fazendo!) depois leio 2 ou 3 matérias de produto/tech/design.
Tento ao máximo dedicar pelo menos meio dia na semana para estar com os usuários, mas admito que faz tempo que não consigo ter essa regularidade! Uma coisa que não é exatamente rotina mas que eu não consigo parar de fazer é sempre fuçar apps e testar novos produtos… me inscrevo em cada beta teste perdido que você não tem ideia! Hahahahaha
4. Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts)
Eu gosto muito de ler, ouvir podcasts e trocar experiências com a comunidade de produto.
Teresa Torres (essa mulher é demais… pra quem não conhece é mandatório! Maior referência em Product Discovery que tem!)
5. Qual seu tipo de Product Manager?
Eu sou o tipo de Product Manager que gosta de acompanhar o time de perto e entender tudo!
Não vou ficar dando pitaco em como o time deve ou não fazer algo, mas gosto de estar sempre perto e aprender! A troca com o time é algo fundamental pra mim! Sempre procuro ouvir muito o time e dar meus inputs das prioridades do negócio, assim o time também entende o porquê de estarmos fazendo aquilo e compra a parada!
Também gosto muito de estar perto dos outros times ou PMs, entender o que eles estão fazendo e procurando sempre ligar todos os pontos. É impressionante a quantidade de oportunidade de melhorias que surgem nessas conversas, pra todos os times!
Já ouviu nosso podcast? 🎧
Semanalmente eu e o Aíquis Rodrigues (Product Manager na Z1 e criador da newsletter O que eu ví por ai) discutimos sobre as notícias da semana que chamaram nossa atenção, sempre trazendo um olhar de produto para a discussão.
Dê o play na sua plataforma predileta:
Spotify | Apple Podcasts | Outros
6. Qual foi sua maior falha? E o que vc aprendeu com ela?
Minha maior falha foi não ter sido firme e inconformado o suficiente para questionar até o final uma visão que eu, com muita convicção, não concordava. Tínhamos feito um MVP muito legal, e super rápido, com o intuito de validar a hipótese core business da empresa.
Quando finalizamos, queria rodar o MVP com pequenos possíveis clientes, justamente para validar nossa hipótese e, depois, colher o feedback e os aprendizados para melhorar o produto, preparando-o para um go to market real. O que aconteceu foi que o o CEO não queria fazer isso. Ele queria construir mais um milhão de features sem validar a hipótese inicial e lançar um mega produto depois de um ano. Eu lutei, mas lutei pouco. Depois de uns meses lutando eu desisti e saí. Não acho que eu teria conseguido mudar a visão dele, mas eu aprendi que não deveria ter desistido. Deveria ter testado anyway. Meu sim foi muito fácil.
7. Suas dicas pra quem quer ser Product Manager
Minhas dicas são:
estude
dê a cara a tapa
erre muito e aprenda rápido! […]
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Brilliant Basics para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.