E ai! Esse é mais um post da Brilliant Basics, a sua newsletter sobre tópicos de produto sem filtros. Toda semana tem conteúdo novo para fomentar as mentes pensantes a criarem produtos melhores
"O maestro rege a orquestra de costas para a plateia"
O Product Hero segue a nova temporada, com entrevistas quinzenais com verdadeiros heróis e heroínas que ajudam a criar produtos incríveis no Brasil e no mundo!
Temos mais de 40 entrevistas com Product Heroes aqui
Tá na hora de apresentar mais um herói. com vocês:
THIAGO VIGLIAR
Thiago Vigliar é um cara repleto de experiências: Morou em Londres, trabalhou em um Laboratório Farmacêutico, é formado em Publicidade e Propaganda, teve um restaurante, cursou Tecnologia em Logística participou do Programa de Incubação de Startups da Samsung, o Samsung Ocean.
Sua startup não encontrou o market fit e fez ele voltar ao mercado, passando por algumas startups, como a Fintech Agile Bank, o aplicativo de entregas Bebeep, Concrete Solutions, Sky… E nessas coisas engraçadas do destino, assim como alguns outros Product Heroes, conheci o Thiago Vigliar em uma das edições do curso de Product Manager da Product Arena. Me chamou atenção sua dedicação e visão para começar, estruturar e entregar. Coincidemente pouco tempo depois pintou uma vaga na Youse e depois de algumas conversas, estavamos trabalhando juntos. E lá, depois de ser responsável pela evolução do Seguro de Vida, tá tocando as squads Off-Line e de Engajamento.
1. Como você virou um Product Manager?
Foi meio que organicamente, pois eu nem conhecia essa função, muito menos o que fazia um Product Manager.
Eu estava trabalhando na área comercial de uma empresa de TI e passei por uma experiência muito legal validando um MVP com um cliente, depois validando o modelo de negócios e por fim a estratégia de lançamento do produto no mercado.
Acabei trabalhando focado nesse novo produto com inside sales, inbound marketing e quando já entendia tudo do produto e sabia as dores dos clientes, ofereci desenvolver uma nova versão, para poder diminuir churn.
Essa oferta fez com que eu fosse nomeado Gerente de Produto, foi aí que eu descobri as dores e delícias de ser um PM.
2. Como você explica seu trabalho pra pessoas normais (como avós, amigos…)
Eu já falei alguma vezes: “desenvolvo aplicativos”. Só que aí eu desperto as ~ideias milionárias~ dessas pessoas que passam a querer que eu desenvolva para elas um app. ¯\_(ツ)_/¯
Mas ultimamente eu tenho usado o clichê que melhor explica o que fazemos:
“eu ajudo empresas a criar novos produtos digitais para melhorar a experiência e a vida das pessoas”
3. Qual é sua rotina diária como Product Manager?
A gente tenta fazer uma rotina, blocando a agenda, mas nem sempre funciona assim. Essa é uma atividade muito dinâmica. Contudo, se tenho algum tipo de reunião com o time, eu executo, como Refining, Reality Check, Daily, Retrospectiva, etc.
Tento diariamente acompanhar blogs e artigos sobre desenvolvimento de produto, métricas e mercado, para estar atualizado e obter insights.
4. Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts…)
É incrível isso: no momento em que estou praticando atividade física é quando eu tenho os melhores insights. Não sei qual é a ligação, mas estar um tempo sozinho, refletindo e se exercitando, faz com que eu consiga conectar algumas informações.
Fora isso, acompanho os mestres, blogs, sites e podcast abaixo:
5. Qual seu tipo de Product Manager?
Eu sou um Product Manager pau pra toda obra. Se eu entro em campo é pra jogar. E pode ser técnico, zagueiro ou atacante e até gandula.
Então, se o assunto é financeiro, vou estudar tudo sobre mercado financeiro, se for seguro, bora mergulhar no mundo dos seguros. O importante é sempre estar contextualizado sobre o mercado e sobre tecnologia, assim vc consegue unir as pontas e enxergar oportunidades.
Ser pragmático e organizado também ajuda a conduzir o time com eficiência e a definir objetivos de forma clara. Quanto mais claro for, menos voltas a gente vai dar.
Já ouviu nosso podcast? 🎧
Semanalmente eu e o Aíquis Rodrigues (Product Manager na Z1 e criador da newsletter O que eu ví por ai) discutimos sobre as notícias da semana que chamaram nossa atenção, sempre trazendo um olhar de produto para a discussão.
Dê o play na sua plataforma predileta:
Spotify | Apple Podcasts | Outros
6. Qual foi sua maior falha? E o que vc aprendeu com ela?
Eu lancei minha Startup Happi após o programa de incubação da Samsung sem antes ter validado o modelo de negócio com possíveis clientes. Como diz Steve Blank:
“Real Learning is Outside the Building!”
Eu deixei isso de lado no momento que deveria
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Brilliant Basics para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.