Product Hero #15 — Joca Neto
"O mundo precisa de mais pessoas dispostas a resolver problemas"
"O mundo precisa de mais pessoas dispostas a resolver problemas"
Já que o ano só começa depois do carnaval, aqui estamos de volta. E com novidades. Perguntas novas, e com um novo calendário. A cada 15 dias, você vai conhecer um novo Product Hero.
Ah, e se você ainda não viu nenhum Product Hero, Clica aqui pra conhecer.
Enfim, agora vamos ao que interessa. O Product Hero da semana é…
Joca Neto!
Costumo sempre contar como conheci os Product Heroes, mas, quando o Joca me enviou as respostas da entrevista, me surpreendeu com uma lembrança das boas. Então, com a palavra, Joca:
Caros leitores do Product Hero, gostaria de pedir a palavra por algumas linhas para lhes contar uma história que servirá de palco para ilustrar uma das partes mais importantes do meu trabalho. Na verdade, considero esta uma das facetas mais importantes de qualquer profissional, seja ele gestor de pessoas ou aquele que está iniciando sua jornada na construção de produtos: Conhecer pessoas!
Lembro perfeitamente do dia em que fui abordado por uma colega de trabalho sobre uma das vagas que eu havia aberto para compor um novo time de produto dentro da Movile. Na ocasião, já havia entrevistado diversos candidatos, mas a mensagem dela foi um tanto quanto curiosa:
Samanta: "Vamos marcar uma entrevista com um garoto de Minas Gerais, ele insistiu tanto e enviou tantas vezes o currículo para o site da Movile que decidimos conversar com ele.”
Essa conversa aconteceu há mais ou menos cinco anos. Arthur trabalhava no Qranio e estava querendo alçar voos maiores. Eu gosto de gente insistente e, além disso, encontrei nele diversas outras características importantes que vinha buscando para compor o meu time. Fizemos a proposta para que ele integrasse o time da Movile e, alguns dias depois, ele chega a São Paulo, de mala e cuia, sem ter lugar para ficar e com um sonho na mochila.
Mal sabíamos nós que essa parceria atravessaria tantos desafios e transbordaria o trabalho, com prêmios e reconhecimentos dos bons. Depois de algum tempo, o profissional Arthur foi construir sua história em outras empresas, mas o amigo, ficou.
E antes de começar com as perguntas, um breve resumão do Mr. Joca:
Joca é Head de Produto, Telco e Entretenimento na Wavy, uma empresa criada pela Movile pra cuidar da área de conteúdo móvel e mensageria. Desde 2011 na Movile, trabalhou em diversos produtos, resolvendo problemas de todos os tipos com crianças, caminhoneiros, operadoras de telefonia celular, logística, O2O, Micro Pagamentos, meditação, no Brasil, Argentina, Colombia, Chile, Perú, México, Estados Unidos, China e diversos países da Europa. Além disso, já viu a Aurora Boreal algumas vezes, é casado com a Mari e tá a espera do seu primeiro filho ❤
1. Como você virou um Product Manager?
Sou publicitário por formação, empreendedor de coração e apaixonado pela combinação de novas tecnologias. Desde o início da carreira em departamentos de criação de agências de publicidade, entendi que o que me encantava, de verdade, não era criar campanhas ou peças publicitárias como meus colegas de trabalho. Eu sempre me liguei em novas tecnologias e como elas poderiam influenciar e transformar a vida das pessoas.
Ainda durante a universidade decidi empreender com mais dois amigos. Como todo bom empreendedor, falhei miseravelmente nessa primeira empreitada.
Depois de fechar as portas da agência, saí para uma viagem que me ajudou a colocar a cabeça no lugar e pensei muito sobre o que faria daquele momento em diante. Agradeço profundamente meu amigo Rodrigo Jazinski que, além de abrigar o grupo de amigos na casa de sua família durante a viagem, indicou-me a uma vaga que seria minha entrada (pela porta dos fundos) na carreira de Product Manager.
Desse momento em diante, acabei caindo em uma empresa de conteúdo que foi comprada por uma startup israelense que, por sua vez, foi comprada por uma empresa do setor de tecnologia brasileira e, por fim, depois de uma entrevista de 15 minutos, recebi uma proposta para assumir a área de conteúdo da Movile, em meados de 2011.
Desde então, tive a oportunidade de construir produtos para e com pessoas de diversas partes do mundo, culturas diferentes e expectativas totalmente distintas. Foram dezenas de MVPs, centenas de falhas e alguns bons acertos!
E entre prêmios, destaques e reconhecimentos, a maior conquista sempre foi ouvir das pessoas que um de nossos produtos, de alguma forma, influenciou positivamente suas vidas.
2. Como você explica seu trabalho pra pessoas normais (como avós, amigos…)
Meu trabalho é resolver problemas reais da vida das pessoas usando como ferramenta a tecnologia.
3. Qual é sua rotina diária como Product Manager?
Rotina? 🤔
Na real, sim, existe uma rotina muito bem desenhada em empresas de tecnologia. Descontada a parte romântica do Product Hero, temos processos bastante definidos para construir novos produtos e para manter e evoluir nosso portfólio. É claro, precisamos ser flexíveis o suficiente para romper com esses processos quando necessário e pivotar novos negócios.
Hoje atuo muito mais como um facilitador do meu time de Product Owners do que no dia-a-dia de cada um dos produtos, mas faz parte da evolução na carreira de gestor. Meu papel é encontrar e desenvolver as melhores pessoas para criar produtos incríveis.
4. Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts…)
Hoje em dia, a informação transborda por todos os lugares e eu tento criar uma rotina diária de leitura e consumo de conteúdo para construir minhas próprias ferramentas.
Blogs de tecnologia: boa parte deles gringos como TechCrunch, Techinasia, Technobuffalo, ProductHunt;
Relatórios do mercado: Mary Meeker’s essential Internet Trends report;
Newsletters;
Acompanhar startups com intervalos de tempo para entender sua evolução;
Audiobooks durante as caminhadas (Audible e Ubook são imbatíveis);
Bons papos no almoço com pessoas de áreas e mercados diferentes;
Livros, muitos deles falando sobre negócio e a relação com as pessoas.
5. Qual seu tipo de Product Manager?
O tipo que se adapta rápido a mudanças e a novas situações, que acredita nas pessoas e em trabalho duro, que acorda cedo, toma café e trabalha todos os dias para influenciar positivamente as pessoas e o ambiente à sua volta.
6. Qual foi sua maior falha? E o que vc aprendeu com ela?
No início da minha carreira eu acreditava que podia fazer tudo sozinho, isso me tornou uma pessoa muito centralizadora e teve diversos impactos negativos em minha vida. Com muito trabalho e apoio dos meus gestores, consegui superar esse problema e investir cada vez mais no trabalho das pessoas ao meu redor
7. Suas dicas pra quem quer ser um Product Manager
Observe as pessoas e as relações à sua volta. Conheça gente diferente, exponha-se, viva fora da zona de conforto, apresente suas ideias, opine, seja você mesmo […]
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Brilliant Basics para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.