Product Hero #14— Renato Angrisani
“Product Management is more of a mind set than a set of skills”
E ai! Esse é mais um post da Brilliant Basics, a sua newsletter sobre tópicos de produto sem filtros. Toda semana tem conteúdo novo para fomentar as mentes pensantes a criarem produtos melhores
Estamos de volta! O Product Hero da semana é…
Renato Angrisani
Conheci o Renato em uma das edições do curso de Product Manager da Product Arena, onde ele foi um dos participantes mais ativos do curso. Bem curioso e sempre com questionamentos e contribuições interessantes, atualmente é Product Manager da Loggi e já passou por Locaweb e IBOPE. Também é um dos organizadores do São Paulo Product Meetup e do Product Camp #2.
1. Como você explica seu trabalho pra pessoas normais (como avós, amigos…)
Você já se sentiu incomodado com algum produto ou serviço, mas não sabia explicar exatamente o que era que te incomodava? Você já viu algo que parecia mal feito, mas não sabia dizer por que não era bom ou como melhorar? Meu papel no time é justamente entender o que incomoda os usuários de um certo serviço ou produto, e também entender o que está errado nele e, principalmente, o porque está errado. Assim, o time consegue pensar em como melhorar.
2. Qual é sua rotina diária como Product Manager?
Não tenho uma rotina hoje e acho isso algo bom. As coisas que precisam de atenção variam muito todos os dias e eu não daria atenção tão rápido se tentasse manter uma rotina. Tento fazer com que as coisas que requerem atenção me cutuquem de alguma forma, como e-mails ou lembretes. O Inbox é uma das ferramentas que me ajuda muito. Você dispara, por exemplo, relatórios periódicos pro seu e-mail. Se não puder olhar naquele momento, basta usar a funcionalidade de snooze. Ferramentas de TO-DOs também são fundamentais para que eu consiga, mesmo sem manter uma rotina, fazer tudo que preciso, como Wunderlist ou Evernote.
3. Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts…)
Busco inspiração na experiência dos outros, sejam fracassos ou sucessos. Blogs e posts costumam contar apenas parte da história. Por isso, o que mais gosto de fazer é compartilhar experiências ao vivo, seja em um café ou em um encontro de pessoas de produto. Costumo chamar para um café pessoas que desenvolveram produtos incríveis ou vivenciaram grandes erros e faço o máximo de perguntas que posso. Também tento promover eventos, como o SP Product Meetup, onde posso ouvir diversas experiências e opiniões diferentes.
Já ouviu nosso podcast? 🎧
Semanalmente eu e o Aíquis Rodrigues (Product Manager na Z1 e criador da newsletter O que eu ví por ai) discutimos sobre as notícias da semana que chamaram nossa atenção, sempre trazendo um olhar de produto para a discussão.
Dê o play na sua plataforma predileta:
Spotify | Apple Podcasts | Outros
4. Qual seu tipo de Product Manager?
O tipo curioso. Aquele tipo de pessoa que não fica satisfeita com a primeira resposta ou com pouca informação e não mede esforços para conseguir as respostas para as perguntas que surgem, mesmo que isso exija aprender coisas novas ou passar o dia na rua entrevistando pessoas ou agindo como usuário.
Sempre digo que, se o papel do PM é mapear os desafios do produto, então essa pessoa precisa ser curiosa e perguntar muito, testar muito e estar sempre aberta a aprender novas formas de pensar e interpretar o mundo. Esse é o curioso.
5. Qual foi sua maior falha? E o que vc aprendeu com ela?
Quando entrei na empresa, existia um projeto já em fase de implementação, que consistia em mudar completamente uma tela já existente no sistema, para agregar novas funcionalidades e padrões de design. Algumas pessoas lembraram de reviews da App que diziam que o som da notificação que levava à tela que estávamos mudando era baixo, pois era super grave e nosso aplicativo é usado no meio do trânsito. […]
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Brilliant Basics para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.