Product Hero #13 — Gustavo Mendes
"Primeiro aprenda a cair para depois aprender a derrubar"
"Primeiro aprenda a cair para depois aprender a derrubar"
O Product Hero da semana é especial, pois é um alumni de uma das primeiras turmas do curso de Product Manager da Product Arena. Ladies and gentlemen, com vocês….
Gustavo Mendes
Cheio de referências boas e aprendizados, Gustavo Mendes está desde os 13 no mundo das internet, e já foi Webdesigner (huehuehue), Front-End, faliu 3 startups, gerenciou produtos em uma fintech e atualmente é Product Manager da Resultado Digitais.
1. Como você explica seu trabalho pra pessoas normais (como avós, amigos e etc)
Confesso que já tentei explicar de diversas maneiras, mas é uma missão quase impossível. Uma das maneiras mais didáticas que encontrei foi: “Eu ajudo a criar produtos que vão facilitar o trabalho das pessoas no dia-a-dia”.
2. Qual é sua rotina diária como Product Manager?
Logo pela manhã, concentro-me adquiri conhecimento e me atualizar das notícias do dia, nada melhor que ler um bom livro e conferir as novidades no Medium e Feedly.
No geral, minha organização costuma ser semanal, a leitura e daily meeting são as únicas tarefas que faço diariamente. Segunda, eu dedico para o planejamento do time, faço um overview da semana passada e identifico quais serão as necessidades da semana atual, isso inclui o acompanhamento das entregas, KPIs e OKRs e uma apresentação para o time, para mantê-los alinhado, com foco no objetivo e missão. As terças, geralmente separo para analisar nossos dashboards de produto e reporta-lo para a gestão. Além disso, uma vez por semana dedico um tempo especial para alinhamento com designer e tech leader, é muito importante que a tríade esteja em sincronia.
Mensalmente, temos nossa Product Review, em que cada PM se prepara para apresentar para a empresa quais são as propostas do time e como está a evolução das entregas em andamento.
3. Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts…)
O tipo de material que me inspira é o livro. Mas, para me manter atualizado uso o Medium e o Feedly, pois lá concentrei os materiais sobre produto dos mais variados tipos e autores.
Principais fontes de conteúdos que me fornecem insights:
Product Management: Ship.it, Product Hero, Mind the Product, Inside Intercom, Product Coalition, The Signal, Axial Product and Design, Product School, Product Labs, Product Pivot Hits, Product Manager HQ, Product Habits, This is Product Management, The Product Guy;
UX/Design: uxdesign.cc, Facebook Design, Salesforce UX, Airbnb Design, uxplanet.org, UXConfBR, Dropbox Design; UX Resultados Digitais;
Marketing e Growth: Coelevate, blog.markgrowth.com, blog.growthhackers.com, thinkgrowth.org;
Tech: Hacker Noon, AirbnbEng (Airbnb Engineering & Data Science), Data Lab, Netflix Technology Blog, Towards Data Science, Data Science Brigade
Já ouviu nosso podcast? 🎧
Semanalmente eu e o Aíquis Rodrigues (Product Manager na Z1 e criador da newsletter O que eu ví por ai) discutimos sobre as notícias da semana que chamaram nossa atenção, sempre trazendo um olhar de produto para a discussão.
Dê o play na sua plataforma predileta:
Spotify | Apple Podcasts | Outros
4. Qual seu tipo de Product Manager?
Meu tipo de PM é executor e one-to-many discoverer. Gosto de acompanhar de perto o time nas entregas e garantir que não existe impeditivos no nosso caminho, o famoso um olho lá na frente e o outro no agora. Além disso, sou apaixonado por números, sempre que posso arrumo um tempo extra para fazer uma query no banco, extrair alguns CSVs e cruzar os dados a fim de encontrar oportunidades através de análises one-to-many.
5. Qual foi sua maior falha? E o que aprendeu com ela?
Imagine seu time se preparar para um quarter e a gestão comprar suas apostas baseados em uma análise furada. Pois é, antes do início de um quarter fiz algumas análises e encontrei algumas oportunidades que o time poderia investir, mas eu não contava que tinha inserido alguns parâmetros errados e estava tirando conclusões sobre algo que não existia.
Muito cuidado com os dados, eles podem te enganar. A partir daquela data, qualquer conclusão tomada a partir de alguma análise, passei a buscar uma segunda ou terceira opinião. Assim como os devs fazem Code Review, costumo inserir uma etapa de Analysis Review para garantir a confiabilidade da análise.
6. Suas dicas pra quem quer ser um Product Manager
Seja o PM do seu próprio produto! Quando eu empreendi, tive a oportunidade de vivenciar diversos desafios de um Product Manager, durante esse período precisei ter um speech preparado para atrair pessoas talentosas para trabalhar comigo, manter a visão clara para garantir que todos estavam caminhando para a mesma direção, entender o que realmente fazia sentido para os clientes e garantir que o que estava sendo entregue agregava valor na prática.
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Brilliant Basics para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.