"As falhas são a base do aprendizado"
O Product Hero é uma série do Product Arena onde entrevistamos verdadeiros heróis e heroínas que ajudam a criar produtos incríveis no Brasil e no mundo!
E se você quer conhecer todos outros Product Heroes é só clicar aqui!
Tá na hora de apresentar mais um Hero. Com vocês…
Joca Torres!
Joaquim Torres (Joca) é Global SVP de Produtos no Gympass. Graduado em Engenharia da Computação pelo ITA, possui MBA pela Universidade de São Paulo e certificação em Estratégia e Inovação conquistada no MIT (EUA). Com mais de 25 anos de experiência na área de de desenvolvimento de produtos de tecnologia, Joca trabalhou por 11 anos na Locaweb e por dois na ContaAzul, além de mentorar empreendedores da Endeavor e ACE Aceleratech. Joca também é autor de dois livros sobre desenvolvimento de produtos de tecnologia: “Gestão de produtos de software” e “Guia da startup”, ambos publicados pela editora Casa do Código.
1. Como você virou Product Manager?
Putz, faz tanto tempo, que nem me lembro. Acho que não virei product manager. Acho que sempre fui product manager desde o início de minha carreira. Sou formado em Engenharia da Computação. Assim que saí da faculdade em 1992 montei uma empresa (naquela época não se chamava de startup) de BBS (Bulletin Board System), chamada Dialdata BBS. Depois virou um dos primeiros provedores de acesso a internet do Brasil. Eu era o “cara técnico”. Um sócio cuidava do financeiro e outro de vendas e marketing. Como era eu quem cuidava de toda a parte técnica e fazia todo o suporte a clientes, acabei fazendo essa ponte entre o que dava para fazer (técnico), o que precisava fazer (negócio) e o que os clientes precisavam (usuário).
2. Como você explica seu trabalho para pessoas normais (como avós, amigos…)
Assim mesmo, como expliquei acima. Meu papel é construir essa ponte entre o que dava para fazer (técnico), o que precisava fazer (negócio) e o que os clientes precisavam (usuário).
3. Como é a sua rotina como Product Manager?
Como qualquer product manager, não existe rotina no meu dia-a-dia! ;-P
4. Qual é o momento do produto que você é responsável hoje?
Hoje sou responsável pelos produtos do Gympass. Temos um produto que tem market-fit, é líder no Brasil e está conquistando mercados internacionais. A capacidade de vendas e operações do Gympass é bem evoluída. Já a de produto, ainda deixa a desejar. Por isso me juntei à empresa, para ajudar a criar uma cultura de produto tão evoluída quanto a de vendas e operações.
Já ouviu nosso podcast? 🎧
Semanalmente eu e o
(Product Manager na Z1 e criador da newsletter O que eu ví por ai) discutimos sobre as notícias da semana que chamaram nossa atenção, sempre trazendo um olhar de produto para a discussão.Dê o play na sua plataforma predileta:
Spotify | Apple Podcasts | Outros
5. Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts)
A curiosidade e a sede de aprender mais são características essenciais de qualquer gestor de produtos. Por isso, não vou repetir aqui uma lista de livros, blogs, podcasts e eventos relacionados ao tema.
Além de estar sempre buscando aprender, algo que também gosto de fazer é olhar para fora do nosso mundo de tecnologia e ver como esses conhecimentos de fora de nossa área podem nos ajudar. Alguns livros que li recentemente que estão um pouco distantes do mundo da gestão de produtos de tecnologia, mas que me ajudam a ver as coisas sob uma nova perspectiva:
This Is Going to Hurt: Secret Diaries of a Junior Doctor
Why We Sleep: The New Science of Sleep and Dreams
Finite and Infinite Games
A Long Walk to Water
Ikigai: The Japanese Secret to a Long and Happy Life
Search Inside Yourself: The Unexpected Path to Achieving Success, Happiness (and World Peace)
Sapiens: A Brief History of Humankind
Parallel Worlds: A Journey Through Creation, Higher Dimensions, and the Future of the Cosmos
6. Qual seu tipo de Product Manager?
Devido ao meu papel de liderança de um time de gestores de produto, acabo sendo mais do tipo que ajuda outros gestores de produto, independente do tipo que eles sejam. Procuro entender seus pontos fortes e fracos e entender o que é necessário no produto que a pessoa está gerenciando, para ajudá-la a se desenvolver.
7. Qual foi sua maior falha? E o que você aprendeu com ela?
Nossa, foram tantas. Aliás, as falhas são a base do aprendizado. Acho que a falha que eu mais me pego cometendo é comunicar de menos. Gestão de produtos sem comunicação não existe. Semana passada mesmo um colega meu da área de vendas ficou chateado por não estar de acordo com uma decisão que foi tomada no produto e da qual ele não participou. Eu poderia ter trabalhado essa comunicação melhor.
8. Suas dicas pra quem quer ser um Product Manager
Seja curioso e tenha empatia. Tenha empatia pelo seu usuário, pelos seus colegas de trabalho, pelo seu chefe, pelo CEO/founder da empresa onde você trabalha. É importante entender as motivações […]
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Brilliant Basics para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.