Montando uma área de Product Operations
O que há por trás dessa disciplina tão falada atualmente? 🤔
E ai! Esse é mais um post da Brilliant Basics, a sua newsletter sobre tópicos de produto sem filtros. Já somos mais de 2.000 cadastrados aqui e no LinkedIn. Se você ainda não assinou, tá na hora né?
Como foi o Product Operations Summit?
Diretamente de San Francisco, nosso correspondente Dudu Magalhães e Larissa de Carvalho estiveram no evento e contaram tudo pra gente no podcast e também no insta da Product Arena.
E falando em conteúdo gringo, como tá seu inglês, hein? 👀👀👀
A gente sabe da importância do inglês pras pessoas de produto e tecnologia, inclusive todo post da brilliant basics tem diversos termos e siglas em inglês, além de várias indicações de conteúdo também. E a eHeadset nasceu pra ensinar inglês de uma forma diferente, e foi criada por uma mulher de produto que quis inovar no ensino para adultos de tech. A cada 45 dias você tem uma aula com um nativo que não fala nada de português. E depois os teachers brazucas assistem e montam aquele relatório do que foi legal e o que dá pra melhorar.
Então quer testar na prática e ficar com um inglês redondo?
Agende uma aula experimental gratuita e individual. É 0800!
Eduardo Magalhães, mais conhecido como Dudu, possui 20 anos de experiência no mercado de Design e Produto. Já trabalhou em diversas companhias importantes no Brasil, como Terra Networks, PlayKids e DogHero. Nos últimos dois anos, é Head de Product Operations na RD Station e palestrante e expert de várias escolas de produto.
O início
Foi em julho de 2021 quando, em uma conversa 1:1 com o Chief Product Officer da RD Station, Guilherme Lopes, ouvi pela primeira vez de forma mais profunda e prática o termo "Product Operations". Ele me disse que, diante do crescimento da empresa e das dificuldades que tinha para acompanhar os resultados do produto com o negócio, precisava criar uma área ou uma função para essa nova disciplina. Meu nome havia sido recomendado pela Chief Revenue Officer da RD Station na época, Juliana Tubino, que viu uma apresentação minha e ficou positivamente surpreendida com a qualidade crítica e analítica do material.
"Vamos construir algo do zero, em um novo tema. É uma oportunidade para nos tornarmos uma referência global"
foi o desafio proposto pelo Guilherme naquele momento.
Sem saber exatamente para onde estava indo, acreditei no desafio e aceitei o convite para estudar as operações de produto e considerar como essa área deveria ser dentro de produto e engenharia na RD Station.
Procurando por conteúdo gratuito sobre a disciplina, me deparei com um eBook, "Ascensão das Operações de Produto", um estudo conduzido com várias empresas ao redor do mundo em 2021 sobre como a disciplina estava emergindo nos mercados de produtos mais importantes. Esse estudo serviu de base para a análise que conduzi para construir a área de operações de produto na RD Station.
Product Operations não é um tema novo aqui na Brilliant Basics, inclusive rolou um Papo na Arena sobre o tópico, e você pode ver o resumão aqui:
Pilares
Além disso, o estudo foi importante para estabelecer os pilares que iriam orientar a área, determinar as equipes que deveriam ser formadas e identificar os perfis de profissionais que queríamos ter dentro dessas equipes. Foi uma experiência de aprendizado incrível e altamente significativa, especialmente na formação da equipe de operações de produto.
Em 2022, com a equipe formada com base nos insights encontrados, começamos a identificar soluções para os problemas que precisávamos resolver, o que posicionou a tribo de operações de produto de forma proeminente dentro da empresa. A grande conquista foi estabelecer um processo robusto e funcional para o planejamento estratégico na área de produto e engenharia.
Esse processo era bastante complexo e consumia uma quantidade significativa de tempo dos principais líderes. Além disso, enfrentamos desafios em demonstrar como nossa estratégia influenciava o modelo de negócios da RD Station.
“Product Interventions”
Esse progresso foi fundamental para nos permitir compreender melhor as alavancas do produto e trouxe muito mais produtividade para as equipes da área. Ao comparar as intervenções de produto que executamos no primeiro semestre de 2021 com as de 2022, conseguimos um aumento de 16,6 vezes nas entregas realizadas. No primeiro semestre deste ano atual, esse número cresceu 1,9 vezes, demonstrando que nossa equipe itera e aprende mais rapidamente como o produto pode impactar positivamente os resultados do negócio.
Correlação, causalidade e a árvore de métricas
Também estruturamos um manual sobre como isolar fatores e entender a relação causal entre as iniciativas de produto e os indicadores de negócios. Para isso, utilizamos uma ferramenta chamada "Árvore de Métricas", que organiza os indicadores atrasados e líderes, aprimorando nossa proficiência em como o produto pode gerar impactos positivos nos negócios. Como resultado, elaboramos OKRs aprimorados, definimos metas melhores e conduzimos as equipes de forma eficaz.
Do Brasil para o Muuundo!
E o lance de ser “referência global” parece que vingou. Além de conquistar resultados muito interessantes para a empresa, como contei ali em cima, fomos convidados para participar de alguns eventos internacionais falando do case da RD.
E nos dias 19 e 20 de setembro - vulgo hoje e amanhã - estarei no Product Ops Summit, em San Francisco para falar mais uma vez sobre Product Ops na RD, mais especificamente sobre a parte de Enablement.
E vai ter cobertura do Product Ops Summit!
Diretamente de San Francisco, nosso correspondente Dudu Magalhães, Head de Product Ops da RD Station, estará no evento e contará tudo para a gente no perfil da Product Arena (@productarena)
E se você quer saber tuuuudo que o Dudu vai apresentar lá na gringa e muito mais no detalhe como foi a construção da área de Product Ops na RD Station, Temos as novas edições do curso de Product Ops! [Corre que as vagas são limitadas!]
📆 28/10 [Presencial em SP]
📆 25/11 [Online e Ao Vivo]