mobilinks #93: Designer conta como é trabalhar na Apple, Lyft voltando ao básico brilhante e muito mais...
Um compilado de artigos e opiniões sobre produto, estratégia, growth, design e tendências para você se atualizar e compartilhar com os amigos 🤓
O mobilinks começou lá em 2016, como um dos primeiros compiladões de notícias da área de produto, foram quase 100 edições e alguns períodos de hiato. Agora ele vai aparecer por aqui com um toque um pouco mais pessoal. Bora ler?
O mobilinks vai ser um dos conteúdos free por aqui, mas se você quiser assinar para ter acesso a exclusivos, entrevistas, behind-the-scenes, gambiarras usadas pra resolver problemas, no link abaixo tem 7 dias grátis 🤑🤑🤑
Designer conta como é trabalhar na Apple
Andrea compartilhou sua perspectiva de como foi trabalhar na Apple por um tempo. Em tempos onde tudo é romantizado nas áreas de produto e design ultimamente, maneiro ver um relato mais “nu e cru”. Claro que o contexto da Apple é bem particular, mas várias coisas que ela falou servem pra qualquer profissional de qualquer área e qualquer empresa. Abaixo meus highlights, mas recomendo bastante o artigo:
Ensaie suas apresentações:
Mesmo coisas pequenas, tire +/- 1hr antes da reunião pra ensaiar e ver como vc tá montando a narrativa e se tá conseguindo passar o que vc de fato quer. Um extra nisso aqui que eu sempre recomendo pro meu time quando vai rolar alguma apresentação são 2 coisas:
Comece pelo final. Qual é a principal mensagem que quer passar? Comece com ela pra já prender a audiência.
qual sentimento quer causar? ex: desconforto com algo muito atrasado, extase com uma entrega muito importante?
“Trust your instinct, you’re an expert”
“the bonus culture”
como pensar além do básico? O tal do “one more thing” e pra não esquecer de olhar oportunidades extras, contextos extras, que podem até não serem consideradas naquele momento, mas te ajudam a exercitar o musculo.
“A top-down culture is not as bad as we think”:
O que Andrea comenta nessa parte é sobre estar claro quem toma as decisões, ter discussões saudáveis e o tal do “disagree and commit”. Ela inclusive faz uma comparação com empresas que são muito “bottom-up” para decisões e você acaba passando semanas (ou meses) tendo que conseguir que um monte de gente concorde com determinada coisa.
Lyft muda CEO e prega o “voltar a fazer o básico"
“The first order of business here is to focus on the basics of ride-share”
Coincidência ou não, o novo CEO da Lyft adotou um discurso parecido com o nome dessa newsletter haha. Mas no final das contas isso é um ótimo lembrete para quem trabalha com produto não esquecer do desapego. Tem horas que desligar aquela feature, desistir de atender um determinado cluster de usuários e etc é necessário para o momento.
“Designing” Airbnb
“On paper, I’m a businessperson, but what I’m really doing is designing a company.”
Tire aí uns 5min pra ler essa entrevista do CEO do Airbnb, Brian Chesky para a inc.com
O que ouvi/li/assisti pra recomendar 🎧📚🤓
“Eu não treino jogadores, treino times" - Jose Mourinho
Eu curto muuuuito esportes, e uma das coisas que mais me instiga é entender sobre como as equipes “chegaram lá”, seja conquistando um título, vencendo um jogo importante ou iniciando alguma dinastia de vitórias e campeonatos. A série documental da Netflix The Playbook: estratégias para vencer”, mostra o olhar de técnicos vencedores de vários esportes e suas regras pessoais para alcançar o sucesso nos esportes e na vida. Tem episódio com o José Mourinho, a técnica de futebol feminino Jill Ellis, a lenda da NBA Doc Rivers entre outras. Vale assistir!
Curtiu essa edição? Convida a galera ai pra assinar também 🤓