mobilinks #77- Facebook e seu óculos, TikTok, IPOs, banimentos e muito mais…
O compilado semanal de artigos sobre mobile, produto, growth, design e tendências para você se atualizar e compartilhar com os amigos 🤓
E ai! Esse é mais um post da Brilliant Basics, a sua newsletter sobre tópicos de produto sem filtros. Toda semana tem conteúdo novo para fomentar as mentes pensantes a criarem produtos melhores
Saudações produteirx de plantão. Chegou mais um mobilinks!
Se quiser ver as outras edições, é só clicar AQUI.
Match ou não Match? Enquanto uns apps de encontro preparam o IPO, outros são banidos
Mais um encontro com a bolsa de valores: Bumble, o app de encontros que tem como CEO uma das co-fundadoras do Tinder, tá preparando seu IPO para o próximo ano.
Já no Paquistão, rolou um “swipe left” pros apps de encontro: o governo anunciou o banimento de apps como Tinder e Grindr.
Medium de cara nova
Ev Williams, CEO do Medium, publicou uma serie de novidades (ou algo tipo um roadmap) do que tá vindo ai na plataforma. Entre as novidades, tem App novo, ajustes na feature de newsletter, mudança nos algoritmos pra mostrar mais artigos de quem você segue e outras coisinhas. Vale dar uma lida!
Facebook: voltando as raízes, com um olhar diferente
Se você sabe um pouquinho da história do Facebook (ou assistiu o filme "A Rede Social") sabe que o tio Zuck começou tudo no campus da universidade até alcançar os bilhões de usuários. E depois de tantas mudanças, apps, testes e guerras, escândalos e muito mais, o Facebook decidiu lançar uma nova rede social focada em universidades (já viu essa história antes?). Batizado de Campus, a nova rede social é mais uma tentativa pra tentar se "conectar" com os jovens que agora usam o TikTok e o Instagram e acham que Facebook é coisa de tiozão.
E outra coisa que o Facebook quis reviver foi os óculos inteligentes. Em 2021 um novo óculos inteligente com realidade aumentada está a caminho, em parceria com a Ray-Ban.
Ainda não sei se chamamos de Google Glass 3.0 ou o Spectacles 2.0…
Mesma coisa, com nome diferente — pt 2.
Parece que não foi só o Facebook que decidiu trazer coisas de voltas. O Twitter tá substituindo o nome de quando você retweeta fazendo algum comentário de "retweets with comment" pra "quotes".
Démodé — pt 3.
Não sei se você ainda lembra que em algum momento na pandemia existiam as lives dos seus cantores prediletos e dos trocentos apps qr-codes que apareceram pra isso, mas parece que o Spotify ainda acha que é possível fazer algo que preste.
A venda do TikTok, e os milhões de usuários
Oracle e Walmart anunciaram a compra de uma parte do TikTok, dando um valuation de quase USD60 BI pra plataforma asiática (aqui tem uma análise legal da galera do Acquired Podcast sobre o preço). Mas, o presidente dos EUA deu mais um episódio pra essa longa história dizendo que se a Oracle não controlar totalmente ele não vai aprovar a venda. Enquanto essa novela segue, o TikTok anunciou que chegou a marca dos 100 milhões de usuários ativos na Europa e lançou até um fundo pra criadores de conteúdo.
É possível medir o boca a boca?
Já que estamos falando de viralidade, milhões de usuários e etc, recomendo você dar uma olhada nesse conteúdo do Reforge, sobre como medir o boca a boca.