mobilinks #76 — como virei produteiro, aprendizados de produto da HouseParty, Supercell, e muito…
O compilado semanal de artigos sobre mobile, produto, growth, design e tendências para você se atualizar e compartilhar com os amigos 🤓
E ai! Esse é mais um post da Brilliant Basics, a sua newsletter sobre tópicos de produto sem filtros. Toda semana tem conteúdo novo para fomentar as mentes pensantes a criarem produtos melhores
Saudações produteirx de plantão. Chegou mais um mobilinks!
Se quiser ver as outras edições, é só clicar AQUI.
Sobre experimentos com métodos ágeis numa startup early stage.
A gente sabe que não existe fórmula mágica pra nada, muito menos no mundo de produto. E compartilhamos com gosto quando startups brasileiras falam sobre isso. Vale a pena ver mais alguns aprendizados e adaptações que a Maíra Storch compartilhou.
Como virei produteiro?
E falando em fórmula mágica, migrar pra área de Produto é um desejo de muita gente. por isso, o Product Arena iniciou a série Como virei produteiro? Que conta como profissionais de várias formações (jornalista, enfermeira, militar…) foram parar no mundo de produto.
Times de Produto: qual formato e quando começar a estruturar um?
Startups em fase inicial (ou até em fase madura também) vivem se questionando quando começar e escalar sua equipe de produto. Nesse artigo do Ken Norton tem vários exemplos interessantes sobre as fases de uma equipe de produto.
Do lixo ao Luxo: Os pivots que levaram o Houseparty a ter mais de 1MM de usuários
E construir um produto tem sempre seus altos e baixos, né? Como diria Marcelo D2: "a vida é um eterno perde e ganha", E um dos apps que tem colhido louros em tempos de pandemia ler a entrevista com o Founder do HouseParty, contando desde os primórdios do produto. Uma aula de "pivotar" o produto.
Aprendizados de cultura e produto em 10 anos de Supercell
O CEO da Supercell, Ilkka Paananen, empresa de games que tem em seu portfólio sucessos como Clash of Clans e Braw Stars, escreveu uma lista com vários aprendizados, erros e acertos construindo a Supercell.
Ao infinito e além: PicPay
Outra empresa que tem crescido em tempos de Covid-19 é a PicPay. A empresa chegou a 20 milhões de usuários e mostra que outra coisa que pegou (além das lives e delivery) foi o pagamento via QR-Code. E a galera do PicturePayments não quer parar por ai e anunciaram que vão entrar no mundo de empréstimos pessoais.
Ao infinito e além (2): compras in-app
E com todo mundo em casa, além de pagamentos e vídeo-chamadas, de acordo com um relatório do AppsFlyer, as vendas via in-app subiram cerca de 8% na primeira semana de maio.
Alguém ainda lembra da LGPD?
Se tem umas que ganham atenção, outras perdem. A LGPD foi adiada pro próximo ano, mas é assunto que gera muitas dúvidas. Por isso, a galera da Zup Innovation fez esse Quiz bem prático.
O que Bill Gates, vacina e micro-chips tem em comum?
É… de acordo com uma pesquisa feita por Yahoo News and YouGov, cerca de 40% dos republicanos nos EUA acham que o Bill Gates tá ajudando nos investimentos pra buscar uma vacina pro COVID-19 para conseguir implantar microchips em bilhões de pessoas para monitorar seus movimentos.
O Product Arena recomenda:
O blog builtformars.co.uk, onde o Peter Ramsey analisa uma serie de produtos e vai contando sobre a quantidade de passos que tem que dar e fricções. A última série, é sobre bancos. Peter abriu conta, fez pagamento, transferência, cancelamento e mais ações em 12 bancos diferentes e documentou tudo.