Highlights do Product Leader Summit - parte 1
Parte 1 de 7 dos aprendizados da maior conferência de líderes de produto do mundo.
E ai! Esse é mais um post da Brilliant Basics, a sua newsletter sobre tópicos de produto sem filtros. Toda semana tem conteúdo novo para fomentar as mentes pensantes a criarem produtos melhores
Nos dias 11 e 12 de outubro, rolou a 7ª edição do Product Leader Summit, uma conferência onde cerca de 100 líderes de Produto do mundo inteiro, são convidados para 2 dias de bastante networking e vários workshops.
Foi legal reencontrar algumas pessoas que participaram da edição de 2021 e também conhecer bastante gente nova, uma galera que está construindo produtos e liderando pessoas em todos cantos do mundo.
Como o principal objetivo da Brilliant Basics e da Product Arena é trazer conteúdo de qualidade que fomente as mentes pensantes a criarem produtos melhores, e quem me conhece sabe que a forma que eu memorizo as coisas é escrevendo, eu montei essa série (palmas pro notability, que reconhece todos meus garranchos no iPad e transforma em texto). Além disso, tem uma pequena cobertura em “real-time” no instagram da Product Arena (tá salvo nos destaques, você pode ver aqui - teve até unboxing do kit dos participantes filmado com o RaybanMeta).
Mas bora lá. Essa série terá 7 partes:
Parte 1: Os highlights da palestra do David Marquet, autor best-seller do livro “Leadership is language”
Parte 2: Um episódio do Papo na Arena com os highlights do evento
(spoiler: com participação especial)
Parte 3: Highlights da palestra Finding Light in Darkness, com a Amanda Richardson, CEO, Coderpad
(spoiler: essa foi a palestra que mais me marcou no evento todo)
Parte 4: Highlights do workshop “Building a Product Strategy that Includes A.I.” com Rehgan Avon, CEO da AlignAI
Parte 5: Highlights do workshop “Product Executive Mastery: Elevating Strategy, Operations and Teams for Peak Performance” com a Ha Nguyen e Garrett Kelly
Parte 6: Highlights do workshop de “Product Sense”, com o Gibson Biddle, ex-VP de Produtos da Netflix
Parte 7: Os highlights das keynotes pós-workshops
Como todos conteúdos da Brilliant Basics e da Product Arena, além dos highlights, vão ter templates e cases práticos para você aplicar e adaptar pro que faz sentido pro seu dia a dia (e alguns desses conteúdos são exclusivos para assinantes).
Para começar, essa aqui foi a agenda do evento:
O formato era assim: na semana pré-evento, eles liberaram os workshops que iam estar em cada um dos blocos. Cada bloco tinha 3 opções e você selecionava um. Os workshops que eu escolhi foram:
Building a Product Strategy that Includes A.I. - com Rehgan Avon, CEO da AlignAI
Product Executive Mastery: Elevating Strategy, Operations and Teams for Peak Performance - com a Ha Nguyen e Garrett Kelly
Product Sense, com o
, ex-VP de Produtos da Netflix
Menção honrosa para o workshop: Lauren Weinstein: Secrets of the Samurai: Ancient Techniques for Powerful Leadership.
Me pareceu muito “sessão de coach” quando vi o nome, mas muitas pessoas que participaram disseram que foi o melhor workshop disparado e com muita coisa interessante (ela literalmente tem um SAMURAI aplicando técnicas que só os samurais usam para concentração e etc). Para quem quiser saber mais sobre ela, pode acessar o site dela aqui.
1ª keynote: Not How, but Why?
David Marquet, former Nuclear Submarine Commander & WSJ Best Selling Author
David é uma figuraça, típica dos comandantes dos filmes de guerra americano. Ele foi um dos mais bem graduados na escola naval dos EUA e comandou o submarino nuclear Santa Fé durante alguns anos. Além disso, seu livro: Leadership is Language é um best-seller.
Sorteio exclusivo para assinantes 📚
Vamos sortear o exemplar do “Leardership is Language” que ganhei na conferência na próxima sexta (20/10) só para assinantes. Se você quer concorrer, ainda dá tempo. Toda semana vamos ter sorteio de alguma coisa (livros, cursos, assinaturas, kits da Product Arena e muito mais).
Se você prefere comprar o livro, tá aqui os links:
Na sua keynote, ele trouxe umas provocações bem interessantes. Se liga nessa:
Você se lembra da cerimônia do Oscar onde anunciaram La La Land como campeã de uma categoria que eles não tavam nem participando? Se não, tá aqui pra vc se lembrar:
Bom, independente do que rolou, pense ai quantas vezes você já viu/ouviu essas coisas no dia a dia:
Times no automático, confiando total na fonte e na preparação, sem ter um “plano B”;
Frases tipo:
“Tá, mais isso nunca aconteceu. Não ia ser agora né?”
Stress para reagir. "Não dá para esperar”
“Alguém viu que tava errado, mas ficou com medo de falar”
Pois é. A reflexão do David aqui foi nesse aspecto. Muitas vezes o “automático” toma conta, e ninguém quer ser “o chato” para apertar o freio. Algumas dicas que ele trouxe com relação a isso:
Criar momentos ou “pausas” possíveis para sair do automático;
Para as pessoas não se sentirem tímidas/desconfortáveis e todo mundo entender, dê um nome/movimento/sinal para essa pausa.
No Submarino, eles usavam a frase “hands off!”
Outra coisa interessante que ele trouxe foi sobre entender o processo de decisão. Muitas vezes pessoas em posições de liderança confundem decisão com reação. E quando estamos "só reagindo”, muita coisa pode ser deixada de lado (ele trouxe uns conceitos legais de “metacognition”).
Outro exercício que ele trouxe nesse aspecto de tomada de decisões, tempos para pausa e etc, foi de tentar adicionar perguntas tipo essas em momentos de tomada de decisão:
Como vamos nos sentir com essa decisão amanhã?
A próxima vez que isso acontecer, faremos igual ao que estamos fazendo hoje?
Claro, o momento muda, o mercado muda, uma pandemia pode aparecer, mas são perguntas simples, práticas que podem ajudar nas reflexões e serem adaptadas para o contexto de cada um.
E pra terminar, uma outra coisa que achei bem interessante foi a interatividade. Vários das provocações que ele fazia tinham alguma interação que conectavam com o próximo tópico da palestra.
Apesar dele ter se enrolado algumas vezes na troca da apresentação para as perguntas e vice-versa, e a platéia também demorou a entender que dava pra usar o mesmo link (eu contei mais de 5 pessoas em perguntas diferentes que pediram para ele “voltar no QR-Code” de um dos primeiros slides, que tinha o link da primeira pergunta), sendo que era o mesmo link a partir da primeira leitura.
Usabilidade e aprendizados… mas ele levou na boa e fez até piada no decorrer da palestra.
Então é isso, fechamos a primeira parte dessa série. Curtiu? Compartilha com a galera ai:
E se você curte a Brilliant Basics, compartilha com um amigo e considere se tornar assinante da versão paga, se você ainda não é. Menos de R$10,00 por mês com muito conteúdo de qualidade além de todos benefícios como:
Posts e entrevistas exclusivas
Acesso a todo histórico do conteúdo (~50 entrevistas com Product Heroes, +100 edições mobilinks e muito mais)
Sorteio toda semana
1:1/cafézinho exclusivo comigo, presencial ou online (dependendo de onde vc e eu estivermos)
Desconto especiais para cursos e eventos.