Aprendizados de liderança cruzando México, Canadá e EUA a pé durante 6 meses 🥾
Highlights do Product Leader Summit 2024 - parte 4
E ai! Esse é mais um post da Brilliant Basics, a sua newsletter sobre tópicos de produto sem filtros. Toda semana tem conteúdo novo para fomentar as mentes pensantes a criarem produtos melhores
Lembrando que essa série terá 8 partes:
Os highlights das 4 keynotes:
Impactos, Desafios e Oportunidades em GenAI - Tatyana Mamut
[PUBLICADO ✅]
Episódio do Papo na Arena, contando como foi o evento como um todo (antecipamos esse pq a galera tava pedindo mt)
[PUBLICADO ✅]
Falhas que levam ao sucesso e a importância de saber quando parar - Todd Yellin, Ex-VP of Product na Netflix [PUBLICADO ✅]
Aprendizados de liderança, com o Gibson Biddle
Saindo do bom para o extraordinário, com a Shelley Perry
E também minhas anotações dos workshops que participei:
Building AI Agents, com a Marily Nika
Top AI, Gen AI productivity hacks for product leaders, com Subha Shetty (ex-VP of Product na Fanatics) e Hoda Mehr (CEO
How to build a successful generative AI product strategy, com o Oji Udezue (ex-CPO Typeform e Calendly) e Ezinne Udezue (CPO WP Engine)
E tamo ficando tão chique que esse ano também temos uma correspondente: Nana Menezes, que participou de eventos de Growth e também vai trazer os highlights do que viu de legal aqui no Vale do Silício.
Compartilha ai com a galera, vaiiii 🥺
Aprendizados de Liderança - Gibson Biddle (ex-VP of Product Netflix)
Se você trabalha com produto, provavelmente já tenha esbarrado com algum conteúdo do Gib por ai. Inclusive, ele tem uma newsletter com muito conteúdo bom:
Apesar da palestra dele ter título de fanfics e textos da linkedisney: “O que aprendi fazendo XLZ”, posso garantir que foi uma das minhas favoritas do evento.
Ele descreveu como foi jornada de seis meses com a esposa pela Pacific Crest Trail, uma das trilhas de longa distância mais famosas (e desafiadoras) dos Estados Unidos. É uma trilha de 4.265 km que se estende do México ao Canadá, atravessando os estados da Califórnia, Oregon e Washington, percorrendo 26 Florestas Nacionais, 7 Parques Nacionais, 5 Parques Estaduais e 4 Monumentos Nacionais.
Eles começaram a aventura como um desafio físico e uma experiência de autoconhecimento, para comemorar a aposentadoria da esposa. Mas destacou como a experiência impactou seu casamento, revelou medos e a importância de adaptar-se constantemente. Que por sinal, foi uma das coisas que ele mais falou durante a palestra.
O papel da liderança é estar preparado para o inesperado.
Para você ter uma ideia, durante a trilha, eles enfrentaram 2 tempestades de neve em épocas que não eram para isso acontecer e ajudaram em vários resgates.
E o paralelo aqui é aquele né: conta aí, quantas vezes você tinha algo planejado, tudo indo bem e de repente… mudou tudo? Você não podia simplesmente “travar” né? (quem lembra da pandemia?)
“Leaders Lead”
Essa frase é tão direta ao ponto que acho que nem vale tradução. Coisas bacanas que ele falou:
Crie seus “mecanismos”:
Todo líder monta seu “sistema operacional” para alcançar os resultados e organizar seu dia, mês, quarter, e até o ano. Normalmente ele divide isso em 3 categorias:
Pessoas
Sistemas
Processos
Você deixa claro para seu time como tomou as decisões?
Lógico que eles não precisam concordar com tudo, mas para minimamente entenderem o racional.
Liderança é sobre repetição
A gente inclusive falou disso num dos episódios do podcast. Se for preciso, relembrar e comunicar todos os dias a visão
Razões e o porquê
Qual jogo você está jogando?
O que é sucesso nesse “jogo”?
As pessoas estão olhando para o mesmo lugar?
Como as métricas estão conectadas com a estratégia?
Mudança de contexto e flexibilidade:
Se você tá numa posição de liderança saiba que precisa ter pensamento crítico e analítico para tomar decisões rápidas
Não esqueça de celebrar mesmo as pequenas conquistas
Crie momentos para sempre olhar pra trás e ver o que mudou. Muitas vezes a gente entra naquele furacão de problemas ou é engolido pela rotina e esquece de celebrar, mesmo que pequenos avanços.
(achei muito fofo ele contando que tinha levado os balões pra cantar parabéns pra esposa. Foi pouco depois de terem passado por uma das tempestades e quando mandaram a foto pra uma das filhas ela falou: “caraca, vcs tão ai passando monte de perrengue mas olha o sorrisão da mamãe!”)
Sobre Times:
Sempre que possível, relembre o que espera dos membros do seu time (de preferência nos 1:1s) e o que tá ok do “prato cair”. Muitas vezes as pessoas acham que precisam melhorar determinada habilidade, mas o momento da empresa pede que elas evoluam outro. Por isso, importante relembrar e alinhar expectativas.
Um outro exemplo que ele deu foi, sempre começar ou terminar os 1:1s com o “status”.
Por exemplo, as vezes foi um 1:1 falando de coisas que precisam melhorar, mas não significa que a pessoa tá na “berlinda”, e se vc não falar, pode gerar essa preocupação (que provavelmente vai impactar na performance). Importante também o oposto, deixar claro quando as coisas não estão legais, para a pessoa não achar que tá “tudo sussa” e na verdade a “batata tá assando”.
Você tem o time certo para o momento?
“Tire os pessimistas da sala”
Um exercício interessante e simples que ele falou foi sobre anotar nos planejamentos quem foi “o pessimista da vez” (não é pra transformar isso numa coisa freak, hein?) Num time saudável, normalmente acontece uma rotação. Se for a mesma pessoa por períodos seguidos, repense se realmente vale a pena ter essa pessoa no time, pq mesmo se o restante do time tiver tomando decisões erradas, a pessoa não tá conseguindo ajudar na mudança.
Sobre Carreira:
Vai com medo mesmo. Por mais que você se prepare, liderança só se aprende na prática.
Você não está sozinho.
Por mais que muitas vezes você não se sinta seguro fazendo isso com seus pares na empresa ou não tem com quem, você pode criar sua “comunidade” ou "board” com profissionais de outras empresas. Não tenha medo de pedir ajuda.
Um ótimo gancho para falar de uma novidade: já faz uns 2 anos que criei um programa onde tenho encontros individuais semanais/quinzenais com profissionais em posições de liderança e agora to abrindo um cohort para mais pessoas.
Não considero uma “mentoria” pq não tem “escopo fechado” ou sequência de aulas, e sim, meio que vamos montando conforme os desafios e inseguranças que a pessoa tá passando. Cada cohort dura 3 meses e no fim, vc escolhe se quer renovar.
Tem profissionais que já participaram por exemplo de +3 cohorts e outros que fizeram um, pararam por um tempo e depois de alguns cohorts, voltaram com outros desafios. Se liga em um dos feedbacks após um dos papos:
Se quiser tirar dúvidas com alguém que já participou, pode mandar um alô pra ela aqui)
Se você tiver interesse em saber mais e se inscrever pro cohort de Q1-25, só clicar no botão:
Se você ainda não é assinante, que tal?
Custa menos de R$10,00 e você ainda dá aquela moral para uma das primeiras newsletters de produto do Brasil, que traz conteúdo de qualidade desde 2016! 🤓
Além do todo o conteúdo exclusivo, assinante tem oportunidade de ganhar algo toda semana, por exemplo, essa semana tivemos um ingresso para o festival mulheres de produto (que custava ~500), nas semanas anteriores foram livros e assinaturas de outras newsletters…
Assinantes da versão paga tem acesso a todos os slides da palestra 👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Brilliant Basics para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.